Responsáveis por diversos projetos na Zona Leste, inclusive viários, os urbanistas Paulo Zanelato e Vagner Landi afirmam que o próximo prefeito terá de assumir as diversas obras que, nos últimos oito anos, foram sendo esquecidas pelas administrações. Segundo eles, os prefeitos apostaram em construções pontuais, mas deixaram de investir em infraestrutura.
As avenidas Celso Garcia, Amador Bueno da Veiga e Conselheiro Carrão, por exemplo, não acompanharam o progresso gerado pela iniciativa privada na região. “Com a Copa do Mundo em 2014 os projetos ligados ao eixo de ligação Centro-Itaquera poderão ajudar a desafogar o trânsito, porém, eles terão de estar acompanhados da revitalização e reurbanização dos bairros, previstos no Plano Diretor como ‘Operações Urbanas’”, disse Landi.
MEDIDAS
Os urbanistas afirmam que as operações garantem um conjunto de medidas coordenadas pelo Município, com a participação dos proprietários, moradores, usuários permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e a valorização ambiental das regiões. “Conseqüentemente será possível ampliar os espaços públicos, organizando o transporte coletivo e implantando programas habitacionais de interesse social”, revelou Paula.
TRÂNSITO
Outro fator destacado por Landi, dentro dos bairros como Tatuapé, Penha e Vila Carrão é a “Área de Intervenção Urbana”: porções de territórios de especial interesse para o desenvolvimento urbano e criação de projetos urbanísticos específicos. “No caso da AIU, poderíamos aplicá-la nas proximidades do Complexo Padre Adelino, melhorando a fluidez do trânsito desde a Avenida Luis Ignácio de Anhaia Melo até a Marginal Tietê, além do quadrilátero entre a Avenida Salim Farah Maluf, Rua Demétrio Ribeiro, Rua Itapeti, Rua Apucarana até a Avenida Radial Leste, fechando com o ponto inicial, na Salim Maluf”, explicou.
PONTILHÕES
Os urbanistas também defendem a criação de uma via expressa na Avenida Luis Ignácio de Anhaia Melo até a Marginal Tietê com vias laterais locais sem interferência de semáforos, além da criação de pontilhões no trecho da Avenida Vila Ema, Rua da Mooca, Rua do Acre e Avenida Celso Garcia. Esse projeto revitalizaria todo o entorno da região atraindo grandes empreendimentos arquitetônicos, residenciais e comerciais, gerando empregos e qualidade de vida.
Outra ideia proposta por eles é a construção de um túnel na Ladeira da Penha até a Avenida Amador Bueno da Veiga, logo após o Cemitério da Penha com 1.540 metros. Ele ligaria os bairros do Tatuapé e Penha, reduzindo em 80% o tempo gasto de transposição de automóveis e ônibus.