Quem costumava participar das aulas de tênis, oferecidas gratuitamente no Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET) – Anália Franco (antigo Ceret) estava com receio de que as aulas deixassem de existir.
O PET do Anália Franco recebe a oficina de tênis do Programa Clube Escola desde 2009, quando foi criado pelo Secretário de Esportes Walter Feldman e ganhou grande visibilidade, passando a atender um grande número de beneficiários.
O Instituto Patricia Medrado, responsável pelas aulas de tênis, por exemplo, já chegou a atender 3.200 pessoas apenas na modalidade de tênis de campo e hoje em dia esse número foi reduzido significativamente. No PET do Anália Franco inicialmente eram cerca de 12 professores e estagiários e 600 alunos, e atualmente este número é de apenas três professores e cerca de 350 alunos.
Só que o que mais preocupa pais e alunos não é a redução de vagas, e sim o cancelamento das atividades. O que se sabe é que as aulas serão dadas até o final do ano, mas ainda não tem data para o ano que vem. O motivo do encerramento é o término do contrato entre o instituto e a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Segundo Patricia Medrado, coordenadora do instituto que carrega seu nome, normalmente é lançado um novo edital para a continuidade das atividades, porém não foi isso que aconteceu dessa vez e todas as Ongs conveniadas encerrarão suas atividades no final do ano.
MOBILIZAÇÃO
A dona de casa Thaluana Marum, mãe da aluna Catarina Dizioli de 8 anos estava descontente com o possível cancelamento das aulas. Ela lamenta o fato, pois acredita que a prática do esporte é benéfica para todos. “Pelo que nos foi explicado, a prefeitura não vai renovar o contrato com o Instituto Patricia Medrado. As aulas estarão mantidas até o final de dezembro. Mas até agora não foi feito um novo edital para chamar outras instituições a participar do projeto, então estamos com receio de que a prefeitura cancele o projeto e deixe esses mais de 350 alunos sem aula” desabafa Thaluana.
O principal objetivo das aulas de tênis é a prática de atividade física, porém o projeto avançou tanto que em outubro houve um festival para os alunos até 16 anos e no sábado, 30 de novembro, foi realizado um campeonato para os adultos, iniciativa que agradou bastante os participantes e reforçou a importância que o esporte tem na vida de cada um desses alunos. Os campeonatos atraíram cerca de 120 pessoas.
Para que as aulas continuem a existir os alunos estão se mobilizando e recolhendo assinaturas e também pretendem organizar uma manifestação em frente à Secretaria do Esporte.
SECRETARIA DO ESPORTE
Esta Gazeta entrou em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação para obter um posicionamento em relação ao cancelamento das aulas de tênis e recebeu a seguinte resposta “A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação informa que as aulas de tênis não deixarão de existir no Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET). Os prazos de diversos outros convênios se esgotam em 2013. Para 2014, a SEME não está realizando renovações automáticas. O procedimento adotado pela atual gestão vem ocorrendo por meio de chamamentos públicos, processo que garante mais transparência, participação e qualidade nos serviços prestados ao permitir que qualquer entidade apresente propostas de atividades esportivas. Os chamamentos públicos estão ocorrendo em três instâncias diferentes – Modalidades específicas: a modalidade passará por um novo chamamento público. O edital está em processo de elaboração e será divulgado em breve. A dança de salão e o polo aquático também serão incluídos nesse chamamento. A segunda instância, Clube Escola “Temático de Lutas”: com edital publicado no final de agosto, o programa terá 10 modalidades e atenderá mais de 7000 alunos. A SEME está analisando as propostas recebidas e em breve assinará convênios com as entidades vencedoras. Judô, boxe, jiu-Jitsu, kickboxing e tai chi chuan são algumas das modalidades oferecidas. E a terceira e última instância, os CDCs: processo de administração de modalidades nos clubes da comunidade vai mudar em 2014. No ano que vem, o próprio CDC será o responsável pela administração uma modalidade em suas dependências. A SEME disponibilizou dez modalidades para a escolha dos clubes da comunidade. Futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis, ginástica artística e futebol de salão estão nessa lista. O número de CDCs com o programa “Clube Escola” também vai aumentar: até 2013, 50 CDCs recebiam atividades conveniadas. A partir do ano que vem, 100 clubes da comunidade serão responsáveis por uma modalidade. O chamamento público é voluntário e propõe a apresentação de um plano de trabalho para a modalidade escolhida. Se aprovada, a atividade é implementada no local. A previsão de término desse processo é fevereiro ou março de 2014, período de início do ano letivo escolar”.
Poisé, mas as aulas de tênis foram canceladas sim. Uma vergonha!!!