Apesar de ser o estado mais populoso do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco mais povoados. Com mais de 44,4 milhões de cidadãos, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 a março de 2024, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
QUEDA DE CRIMES
O estado paulista vem apresentando uma queda sequencial de crimes contra a vida. Segundo o levantamento mais recente, foram 658 homicídios dolosos nos primeiros três meses deste ano, 8,3% a menos do que no mesmo período de 2023, quando houve 710 vítimas. Nesse sentido, vale frisar que, em 2001, no início da série histórica, o cenário era totalmente diferente, com mais de 3,4 mil pessoas mortas intencionalmente no período. Naquela época, a taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes era de 35,6.
ANÁLISE CRIMINAL
Desse modo, a compilação desses dados resultou em um diagnóstico e foi o ponto de partida para que as polícias de São Paulo passassem a agir estrategicamente. A afirmação é do coordenador de Análise Criminal e Pesquisa (CAP), da SSP, major Rodrigo Vilardi.
RONDAS
Ele destacou, ainda, que as ações feitas pela atual gestão estão “desburocratizando” os processos internos da polícia. Aliás, isso permite que o efetivo da PM passe mais tempo fazendo rondas preventivas e a Polícia Civil ampliando as investigações.
SPVIDA
Assim, a Secretaria da Segurança Pública lançou, em fevereiro do ano passado, o Sistema de Informação e Prevenção de Crimes Contra a Vida (SPVida). Na plataforma, que fica aberta ao público no site da pasta, é possível encontrar registros desse tipo de crime em todo o estado.
ESTRATÉGIAS
Ademais, para o major Hudson Rosa, coordenador do SPVida, a plataforma também integrou ainda mais as polícias Civil e Militar. Sobretudo porque uma vez que, com a apresentação dos dados de cada região, as equipes se unem para montar estratégias específicas contra a criminalidade conforme a realidade de cada área.
MINAS GERAIS
Depois, o estado de Minas Gerais, o segundo mais populoso do País (com 20,5 milhões de habitantes), está na segunda posição. A taxa de homicídios dolosos é de 12,46 por 100 mil habitantes, conforme dados disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
RIO DE JANEIRO
Já o Rio de Janeiro, que tem 16 milhões de moradores, a taxa é de 20,83 de mortes intencionais. O estado fica atrás apenas da Bahia (14,1 milhões de habitantes), com taxa de 31,99.