Em cidades de São Paulo, por exemplo, os termômetros devem marcar 39ºC, enquanto a umidade relativa do ar, em parte do Brasil, varia de 20% a 12%
A sétima onda de calor de 2024 atinge o Brasil nesta primeira semana de primavera, em meio a queimadas e seca no país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu dois alertas de perigo: um vinculado ao aumento das temperaturas e outro sobre a baixa umidade relativa do ar.
Esta onda de calor deve durar até cinco dias nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em uma pequena parte do Norte. Em cidades de São Paulo, como São José de Rio Preto e Marília, as temperaturas devem atingir 39°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Defesa Civil estadual.
A Defesa Civil também emitiu alerta para o risco de incêndios no estado até o dia 26 de setembro, num período em que chuvas não são previstas.
Na Grande São Paulo, os termômetros podem marcar 34ºC, no período mais quente do dia, enquanto a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 25%. Segundo a OMS, o ideal seria uma variação entre 50% e 60%.
Segundo o Inmet, nesta terça-feira (24), a umidade relativa do ar variou de 20% a 12% em parte do Brasil, com destaque para o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste.