Após um ano de intensos reflexos da pandemia, 2021 veio com expectativas de recuperação para a economia. É que, apesar do alto número de infectados, algumas empresas já se adaptaram ao modelo de trabalho com restrições, revendo processos, canais de distribuição e logística. Com base nisso, a Associação Comercial de São Paulo listou quatro tendências para o varejo que devem perdurar ao longo de 2021.
VENDAS ON-LINE
Com a conectividade cada vez maior e sem poder sair de casa para fazer compras, os consumidores viram as lojas virtuais fazerem ainda mais parte da sua rotina. Além disso, a comodidade oferecida por esse modelo de negócio fez com que os consumidores se sentissem cada vez mais confortáveis e seguros com esse tipo de compra. De acordo com um levantamento da empresa Ebit|Nielsen em parceria com a Elo, em 2020 o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47%, sua maior alta em 20 anos. Diante desse salto, os varejistas têm apostado na ampliação de suas empresas para o ambiente virtual. E você? Fez alguma mudança nesse sentido em seu comércio?
ATIVIDADES PELO PIX
O Banco Central divulgou dados otimistas sobre o novo modelo de pagamento, que passou a vigorar em novembro. Só nas primeiras semanas de existência, o Pix possibilitou 43 milhões de transações que movimentaram 40,5 bilhões de reais. Muitos brasileiros consideram o método de pagamento seguro. Graças à praticidade da novidade, os comércios que também recebem via Pix têm um grande diferencial para apresentar aos consumidores. Sua empresa opera nessa modalidade?
FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Mais do que nunca, a maneira como o consumidor é tratado tem sido um diferencial na hora de fechar negócio. Em tempos de crise, quando a sua empresa não pode investir em benefícios financeiros — como descontos e brindes —, um atendimento solícito e eficiente pode ser a chave para fidelizar os seus clientes. Quando o assunto é experiência do cliente, outro ponto que merece atenção é a fase pós-venda, quando o consumidor pode precisar de algum suporte. Como a sua empresa tem se comunicado com os seus clientes depois que eles saem da loja?
POSICIONAMENTO DA MARCA
Hoje em dia os clientes consomem muito mais do que um produto ou serviço. Muitas vezes, eles buscam saber o posicionamento da marca diante de determinados assuntos, como questões ambientais e pautas sociais, por exemplo. Com um posicionamento assertivo e bem comunicado, é possível cativar o público e aumentar as vendas. O importante é sempre ficar de olho nas tendências do varejo e analisar o que se enquadra no seu negócio. Experimente incluir essas práticas no dia a dia do seu comércio e veja como o seu público reage às novidades!