A tenente-coronel Adriana Kimie, comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, realizou uma reunião com os presidentes eleitos dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) da região na última quarta-feira, dia 30.
A reunião teve como tema a Segurança e o objetivo de promover a interação entre as novas diretorias eleitas dos Consegs que compõem as seis companhias territoriais do 8º BPM/M, representando os bairros do Tatuapé, Vila Carrão, Vila Matilde, Belém, Parque São Jorge e Penha.
PALESTRA
Além dos comandantes das companhias de policiamento ligadas ao 8º Batalhão, estiveram presentes para representar a coordenadoria dos Consegs, sargento Olair Serafim, assessor da Coordenadoria Estadual dos Consegs; e o cabo Rildo Chaves Almeida, subcoordenador dos Consegs da Capital.
O sargento Serafim realizou uma palestra ressaltando a importância que o Conseg tem junto à sociedade, sendo um canal de aproximação do cidadão junto a autoridades públicas, trazendo a luz discussões no campo das ideias sempre de maneira respeitosa como rege a resolução SSP/13 de 2018
40 ANOS
Completando 40 anos de existência no próximo sábado, os Conselhos Comunitários de Segurança – Consegs, foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985.
Cada Conseg é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria da Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, coronel Leonardo Castro Isipon.
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate a criminalidade. E os Consegs, exercem papel importante nesta política de governo.
Os CONSEG, em sua fundação, foram implantados em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um Conselho). São 92 Consegs ativos na Capital, 55 na Região Metropolitana e 284 no Interior e Litoral, totalizando 431 Conselhos Comunitários de Segurança ativos no Estado de São Paulo.