Sistema Smart Sampa possibilitou apreensão e multa de cinco caminhões que faziam descarte irregular de entulho
Um novo aliado, criado para auxiliar na segurança na cidade de São Paulo, está ajudando a prefeitura na fiscalização do espaço público. Na madrugada do sábado, dia 17, com o apoio das câmeras do Programa Smart Sampa, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana, possibilitou a realização de uma operação de combate ao descarte irregular de entulho no Tatuapé.
A ação, aconteceu nos baixos do Viaduto Pires do Rio, na área em que a Radial Leste tem um retorno sentido bairro, quando cinco caminhões foram apreendidos. A abordagem ocorreu por volta das 2h15 em ações conjuntas das equipes da GCM de patrulhamento do entorno, que capturaram flagrantes em pontos diferentes, e da Subprefeitura da Mooca, que já tinha informado à GCM as ruas alvo de descarte irregular no perímetro da operação.
De acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, as irregularidades apresentadas pelos veículos eram o transbordamento de carga das caçambas e ainda a ausência de comprovação do destino dos resíduos, que é um documento chamado CDR (Certificado de Descarte de Resíduo), de porte obrigatório para todos os caminhões que transportam entulhos e detritos.
FISCALIZAÇÃO CONTÍNUA
O subprefeito da Mooca, Cel. Marcus Vinícius Valério, informou que as equipes trabalhavam há dias no monitoramento e contou com a utilização de câmeras de segurança e drones com visão de calor que captaram o descarte irregular.
Segundo ele, os caminhões permanecerão apreendidos até que todos os trâmites sejam concluídos. Os proprietários dos veículos serão multados com multa mínima de 25 mil reais.
PROGRAMA SMART SAMPA
Inaugurado no início de julho deste ano, o Programa Smart Sampa é o maior e mais completo sistema de vigilância feito por câmeras inteligentes da cidade de São Paulo. A expectativa é que a central de monitoramento tenha 20 mil equipamentos integrados até o fim do ano.
Valério destaca que o Smart Sampa “soma inteligência e tecnologia a serviço da segurança e zeladoria”. Ele alerta ainda que a fiscalização da prefeitura está cada dia mais atenta ao descarte irregular de lixo e entulho, já que “depois que um ponto se torna viciado no acúmulo do lixo, a estrutura para fazer a remoção se torna muito mais cara para a municipalidade, com a necessidade até de retroescavadeira para sua limpeza”, finaliza.