Em viagem oficial à Itália, o prefeito Ricardo Nunes visitou na manhã da última terça-feira, dia 24, a AMAT, agência de mobilidade de Milão, com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre soluções de mobilidade urbana sustentável. A agenda incluiu a operação do sistema de bonde leve (VLT), planejamento de trânsito e integração de diferentes modais de transporte público da cidade italiana. A visita reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em buscar alternativas inovadoras para a mobilidade da cidade, inspiradas em modelos de sucesso global.
Durante a reunião com representantes da AMAT, o prefeito Ricardo Nunes teve a oportunidade de conhecer de perto práticas e tecnologias que podem inspirar melhorias significativas na mobilidade urbana de São Paulo, com foco em eficiência energética e redução de emissões. Milão, reconhecida por um dos maiores sistemas de VLT do mundo, com 17 linhas e cerca de 160 km de extensão, apresenta um modelo de transporte público integrado e com forte investimento em eletrificação da frota.
BRT RADIAL LESTE
O intercâmbio de experiências é de suma importância para o projeto Bonde SP, que prevê a implantação de um sistema de VLT no Centro de São Paulo. “Tem muito VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) aqui e a gente pode compartilhar a experiência sobre o sistema. Tem toda uma experiência aqui com relação à mobilidade, então foi bastante importante poder contar com os técnicos da Prefeitura de Milão”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. Ele ressaltou ainda a relação de São Paulo como “cidade-irmã de Milão”, enfatizando a relevância dessa parceria para a busca contínua por alternativas de mobilidade para a capital paulista. “Isso é importante para a gente poder sempre buscar alternativas para implantar em São Paulo. Vamos continuar o nosso trabalho aqui em Milão, bastante importante”, concluiu.
O projeto Bonde SP, com previsão de 12 km de extensão e duas linhas conectando terminais de ônibus, estações de metrô e CPTM, busca priorizar os deslocamentos de forma sustentável e integrada à requalificação do Centro da cidade. “Lembrando que temos dois BRTs em obras, tanto o BRT Radial Leste, como o BRT Aricanduva”, disse Nunes.
