O avião modelo Bandeirante Embraer EMD-110 foi encontrado em um pátio no Campo de Marte, em Santana
A equipe do 30º DP do Tatuapé, comandada pelo delegado titular, Marcos Galli Casseb, realizou na última quarta-feira, dia 7, a busca e apreensão de um avião pertencente a empresas de fachada, mantidas pelo crime organizado, e que era utilizado no tráfico de drogas. A equipe descobriu que a aeronave pertencia a um pedreiro que, com certeza, trata-se de um “laranja” do grupo. Os verdadeiros donos já estão sendo procurados.
A investigação faz parte da operação contra o crime organizado iniciada em abril de 2023, quando foram apreendidos mais de 50 carros de luxo, dentre os quais estavam Mercedes, Audi, Porsches e até uma Lamborghini.
O avião modelo Bandeirante Embraer EMD-110, prefixo PTO-CW, com valor de mercado de cerca de R$ 5 milhões, foi encontrado em um pátio no Campo de Marte, em Santana. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave está em nome de Pablito Baena Castilho, e registrado para operação na Bimava Táxi Aéreo. O certificado de aeronavegabilidade estava suspenso por pendências judiciais.
Além da aeronave, que já foi apreendida, a equipe está cumprindo mais sete mandados de busca e apreensão.
SEGREDO DE JUSTIÇA
Apesar da investigação estar correndo sob Segredo de Justiça, o delegado Marcos Galli Casseb, informou que o objetivo da operação é desbaratar uma quadrilha do crime organizado especializada em lavagem de dinheiro que resolveu se instalar no bairro. Segundo ele, as investigações vêm sendo feitas há bastante tempo e que essa seria apenas uma das vertentes e que não haverá trégua enquanto não atingir todos os objetivos.