O Parque do Piqueri – “Vereador Toninho Paiva” transformou-se em um refúgio para os moradores do Tatuapé e de outras regiões da Zona Leste. Apesar de existirem alguns problemas, sua extensa área verde e as diversas alamedas estão entre os locais elogiados pelos frequentadores. Conforme eles, além de sentir o cheiro de eucalipto, é possível ouvir os mais variados cantos de pássaros. De acordo com o frequentador Pedro Santos, quem precisa enfrentar congestionamentos todos os dias tem direito a momentos de paz. “Decerto que o parque me proporciona isso quando eu sento no banco e fico simplesmente olhando para o lago”, afirmou.
Ademais, a moradora da região, Ana Vasconcelos, disse que gosta de caminhar um pouco e depois seguir para o Ponto de Leitura. “Assim, sempre vejo alguma obra recente, passo horas lá, sem nenhuma preocupação”, frisou. Do mesmo modo, Ana lembrou que, quando possível, pratica dança circular sagrada. A moradora disse que relaxa a mente e o corpo.
Certamente, como há quem goste de atividades mais calmas, existem os que passam o tempo fazendo exercícios. Além disso, têm aqueles que ficam de olho nas crianças no playground e participam do agito junto com elas. Conforme a médica Joyce Azevedo, ela leva os filhos no espaço, principalmente depois da reforma. “Sobretudo, eles adoram vir ao Piqueri porque é mais seguro. Fico apreensiva quando eles querem brincar na rua”, confessou.
Aliás, seja criança, jovem ou adulto, cada um tem um lugar ao qual se identifica mais. Nesse sentido, o parque tem, em sua infraestrutura, pista de cooper e bicicletário. Similarmente, tem campo de futebol de areia, quadra poliesportiva, aparelhos de ginástica e playgrounds. Da mesma forma, tem lago, palco para apresentações, sanitários e canchas de bocha. As vagas de estacionamento de Zona Azul ficam do lado de fora, em 45 graus.
Sobretudo em sua fauna, o Piqueri conta com 116 espécies incluindo peixes, aranhas, insetos, sapo-cururu, tigres-d’água e cobra-de-duas-cabeças. Em conclusão, há 82 espécies de aves, com destaque para a família dos pica-paus, sabiás, papagaios e maracanãs.
O parque fica na Rua Tuiuti, 515, e funciona todos os dias das 6 às 18 horas. Mais informações no telefone 2097-2213.