Neste mês de novembro, o PET (Parque Ecológico do Tietê) – administrado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) – receberá aproximadamente dois mil alunos de 26 escolas, de várias regiões da cidade de São Paulo e ABC, para participarem do Programa de Educação Ambiental.
Desde 1984, o DAEE se preocupa em trabalhar a conscientização sobre o meio ambiente e o rio Tietê, principalmente. Com a criação do Centro de Educação Ambiental, oferece o programa com o intuito de construir um vínculo entre a população e a fauna e flora, evitar a poluição e desmatamento, promover o tratamento e reciclagem, levar o Tietê ao conhecimento do público e, assim, contribuir para a melhoria da sustentabilidade do rio.
PASSEIOS
São disponíveis duas opções de passeio: visita ao Viveiro de Mudas e Trilha das Águas. Escolhendo a primeira, será possível conhecer o CRAS (Centro de Recepção de Animais Silvestres), onde são tratados os animais que vivem no parque e aqueles entregues pela população ou apreendidos pela Polícia Ambiental. No trajeto, pode-se ver o antigo Porto de Areia e, assim, conhecer um pouco mais a história do Tietê, rio que corta o PET. Por fim, o Viveiro de Mudas, local em que são acompanhadas todas as fases de desenvolvimento das plantas, da semeadura ao crescimento.
Mas, decidindo percorrer a Trilha das Águas, os visitantes farão uma caminhada de 4km entre lagos, brejos e banhados do Tietê, o que proporciona o aprofundamento em suas características, contrastes entre áreas de natureza e poluição e a conscientização quanto sua importância. São três modalidades de trilha: caminhada para a terceira idade (de quarta e sexta-feira às 9h); outra para visitantes de final de semana (aos sábados às 14h e às 15h30), em que é necessário chegar com antecedência para se inscrever na portaria do parque, pois são permitidas 30 pessoas por vez; passeio para empresas e grupos sem monitoramento (é preciso agendar e se comprometer a manter o ambiente limpo).
SERVIÇO
Os interessados são orientados a usar protetor solar e creme repelente, roupas leves visando o conforto, seguir as instruções dos educadores e comunicar previamente no caso de cancelamento de reserva. É necessário o acompanhamento de um responsável para cada grupo de 20 menores de idade. Bolsas e sacolas devem ficar guardadas em local disponível no Centro de Educação Ambiental. Mais informações no site www.daee.sp.gov.br.