• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
sábado, 12 de julho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

PASSAGEIRO EM RISCO – SPTrans admite que irá usar concreto em faixas exclusivas

09/03/2014
emDestaques, Trânsito / Viário
Reading Time: 3 mins read
1
PASSAGEIRO EM RISCO – SPTrans admite que irá usar concreto em faixas exclusivas
12
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

As deformidades existentes no asfalto dos corredores de ônibus de várias avenidas da Zona Leste têm preocupado tanto os passageiros como os próprios motoristas dos coletivos. Isto porque os acidentes envolvendo trólebus e veículos a diesel têm aumentado consideravelmente, mesmo após a Prefeitura ter investido em recapeamento asfáltico. Para especialistas em urbanismo, a Secretaria de Infraestrutura e Obras e a São Paulo Transporte (SPTrans) estão se equivocando no tipo de piso utilizado nas pistas exclusivas.

REVITALIZAÇÃO
Paula Zanelato, por exemplo, que desenvolveu o projeto de revitalização da Avenida Conselheiro Carrão, afirmou que o material oferecido pela Superintendência de Usinas de Asfalto é ruim para as faixas de ônibus, pois não suporta altas temperaturas e nem o peso dos coletivos. Para ela, o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, precisa repensar o tempo e o dinheiro empregados nesse sistema de recuperação asfáltica. “Gastamos muito e não temos garantia, pois em menos de uma semana o piso está todo ondulado ou esburacado”, salienta Paula.

VejaTambém

Consegs Tatuapé e Parque São Jorge visitam Central 156 da Prefeitura

Prefeito visita agência de mobilidade para impulsionar o transporte sustentável

Prefeitura vai modernizar terminais de ônibus da ZL

Prefeitura anuncia mais áreas verdes com bosques urbanos e jardins de chuva

PUBLICIDADE

ONDULAÇÕES
A urbanista lembrou que a verba deveria privilegiar uma base de concreto, ferragens para amarração e por último o asfalto ou pedras porosas dando mais segurança aos ônibus, principalmente em dias de chuva. Conforme Paula, a Prefeitura poderia pensar em um material mais duradouro, ao invés de ter de remendar o piso a cada 15 dias. Para o motorista de ônibus, César Vasconcelos, em alguns corredores a atenção necessita ser redobrada já que as ondulações podem prejudicar e até mesmo causar graves acidentes aos condutores e aos passageiros.

Como o perigo é iminente, esta Gazeta questionou a SPTrans com relação ao tipo de material utilizado nos corredores quando há recapeamento. Com relação a isso, a São Paulo Transporte afirmou ser o mesmo asfalto usado também nas ruas.

A partir disso a reportagem perguntou: o que costuma deformar o piso recapeado?

SOBRECARGA
Segundo a autarquia, o que deforma o asfalto normalmente é a sobrecarga. Com o aumento do tráfego de veículos pesados, o piso empregado acaba danificado. Em alguns casos, entre os quais o da Avenida Celso Garcia, por exemplo, há o fato de a capa asfáltica ter sido executada sobre uma camada de paralelepípedos, sem que a base e ou a sub-base do pavimento tenha sido executada de modo a suportar grandes cargas.
Ao admitir o problema a SPTrans informou que para diminuí-lo a solução é a troca da chamada base e sub-base (camadas que estão abaixo da capa asfáltica) do pavimento e, em alguns casos, até mesmo a troca do solo.

Aricanduva - Asfalto ruim faixa de onibus av. Aricanduva - Carol celso garcia - Asfalto Deformado faixa de onibus av. Celso Garcia - Carol

CONCRETO
Diante da nova perspectiva, este semanário indagou a autarquia sobre a possibilidade de se investir em outro tipo de piso. Neste sentido, a SPTrans adiantou que todos os novos corredores já estão projetados com pavimento rígido (concreto). O corredor Inajar de Souza, por exemplo, que já está em obras, contempla a troca do pavimento flexível (asfalto) por rígido (concreto). No caso da Avenida Celso Garcia, onde deverá ser construído um novo corredor, a faixa de ônibus à direita, hoje de pavimento flexível (asfalto), deverá ser substituída por faixa à esquerda, de pavimento rígido (concreto). Os demais existentes estão sendo estudados.

PARALELEPÍPEDOS
Com relação ao Tatuapé, entre outros bairros, a São Paulo Transporte revelou que a Celso Garcia possui um dos maiores índices de tráfego de veículos pesados da cidade. Por se tratar de um pavimento antigo, de paralelepípedos, que permanece sob a camada de asfalto, e pela proximidade do lençol freático com a superfície, a capacidade de suporte e de vida útil do pavimento foi reduzida.

USINAS DE ASFALTO
A Superintendência das Usinas de Asfalto ressaltou que, em 2013, executou um reparo na avenida como medida provisória até a liberação da licitação que prevê a reconstrução do pavimento com concreto armado. Em se tratando de novidades, a autarquia relatou que algumas vias de grande tráfego estão recebendo um novo material, mais resistente e flexível, chamado de SMA (Stone Matrix Asphalt/Mistura de pedra asfáltica). Esse pavimento pode suportar o trânsito mais intenso de forma a se desgastar menos. O material é o mesmo utilizado no autódromo de Interlagos e leva fibras de nylon de alta resistência, que ajudam a aderir um pedrisco ao outro de forma mais resistente.

PUBLICIDADE

Comentários 1

  1. Engº Carlos Eduardo says:
    11 anos atrás

    Parabens à equipe da Gazeta por esta reportagem. Simples e objetiva abordando muito bem o assunto além di que entrevistaram os setores diretamente responsáveis pelo assunto.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4096 Compartilhamentos
    Compartilhar 3105 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    513 Compartilhamentos
    Compartilhar 205 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    284 Compartilhamentos
    Compartilhar 114 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.