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As festas de Natal e de Ano Novo no Tatuapé, e em boa parte de São Paulo, foram comemoradas de uma forma diferente e inovadora no final de 2020. Por conta da atual crise enfrentada no Brasil, shoppings e centros comerciais da região apostaram no uso de novas tecnologias para fazer com que as interações virtuais pudessem substituir algumas atividades mais tradicionais. Fotos com o Papai Noel, e outros eventos que costumam acontecer durante as últimas semanas de dezembro, ganharam uma experiência nova e digital.
No Complexo Tatuapé, por exemplo, a chegada do Papai Noel costuma ser um evento importante no final do ano. O local que recebe cerca de 120 mil pessoas diariamente, principalmente pela proximidade com o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, costuma montar toda uma estrutura para que as pessoas possam tirar fotos e viver um ambiente natalino no centro comercial. Contudo, neste ano, as coisas foram diferentes e o mundo virtual invadiu o local de uma maneira única.
O empreendimento criou um aplicativo para smartphone chamado Onde Está o Noel?, que permitia aos clientes brincar de encontrar o Papai Noel nos corredores do shopping, mas apenas de maneira virtual. Após encontrar com ele no aplicativo, era possível fazer uma foto virtual para ficar de recordação. Além disso, as pessoas ainda podiam contactar com a figura natalina pelo WhatsApp, mandando pedidos e agradecimentos via mensagem instantânea. Essas iniciativas mostram que a inovação também pode ter espaço no período de Natal no shopping.
Por conta do momento atual, a projeção para o Natal de 2020 não foi das mais otimistas. Algumas pesquisas indicavam uma queda de 10% no faturamento, se comparado com os números do ano passado. Assim, os centros comerciais buscaram uma forma de se reinventar para chamar atenção do público, como foi o caso do Complexo Tatuapé. As novas tecnologias se transformaram na ferramenta ideal para isso, principalmente pensando em interatividade.
Apesar dessas ideias inovadoras, o Complexo Tatuapé continuou com algumas tradições no empreendimento. Por exemplo, até o início de janeiro, o centro comercial foi todo decorado com luzes natalinas e outros acessórios, como enfeites e árvores, para marcar a época mais importante de vendas no comércio local. A ideia era conseguir novas formas de combater a crise atual e, em simultâneo, manter a tradição de decorar os centros.
Interatividade digital
Os centros comerciais de Tatuapé não foram os únicos em São Paulo a apostar em inovações digitais para as comemorações de Natal em 2020. Na verdade, a grande maioria dos shoppings do estado realizaram campanhas semelhantes, ou então trouxeram alguma novidade que envolvia uma experiência no mundo virtual. No Shopping SP Market, por exemplo, foi inaugurado em dezembro uma loja voltada para os fãs de jogos digitais, onde é possível jogar jogos eletrônicos e até realizar competições oficiais de eSports. O local chamado Digital Battlegrounds foi inaugurado em São Paulo por conta da parceria feita entre o empreendimento e a tradicional empresa Logitech, que vende produtos voltados para informática e também para os fãs de jogos digitais.
Assim, é possível entender melhor as mudanças que as novas tecnologias estão trazendo para o comércio. Não basta apenas renovar as lojas, e tentar usar as inovações para algo bonito, mas sim usar a internet e a tecnologia para buscar uma melhor interação com os clientes. O uso de análise de dados, por exemplo, é algo cada vez mais comum em lojas e centros comerciais paulistas, justamente com o objetivo de encontrar a melhor maneira de agradar o cliente e oferecer o produto correto.
Essas iniciativas podem vir de diferentes formas, e são comuns nos serviços que são prestados totalmente online. Por exemplo, uma lista de indicações do Canaltech mostra quais são as promoções e ofertas que as principais plataformas de streaming usam para buscar novos usuários. Algumas delas oferecem degustação grátis de até um mês para quem se cadastrou no serviço pela primeira vez. Nos jogos de apostas, como mostra a lista da Casinos.pt , as principais plataformas de cassino online costumam oferecer bônus de boas-vindas e até rodadas grátis de jogos para quem testar a plataforma pela primeira vez. É um tipo de ação que ajuda o usuário a ter uma boa visão da empresa, e mostrar confiança para testar o produto. Foi dessa maneira que a Uber conseguiu crescer em São Paulo, principalmente no início quando poucas pessoas entendiam o serviço de carona online.
Entender essa capacidade de interação é importante para usar todo o potencial dessas ações online no comércio mais tradicional. Em uma entrevista recente para o jornal Folha de São Paulo, o diretor da loja Arezzo, Maurício Bastos, afirmou que as empresas precisam juntar as ações do universo virtual com o físico, pois não fazer isso é garantir um conflito entre os dois negócios. As ferramentas digitais precisam ser vistas como uma ajuda e não um problema.
O ano do digital
A preocupação com o uso de ferramentas digitais no comércio, principalmente no final de ano, ganhou importância pelos números do comércio online em 2020. Segundo algumas pesquisas divulgadas recentemente, as vendas no e-commerce tiveram a maior alta dos últimos 20 anos, quebrando recordes de quando o comércio online começou a se tornar uma realidade no Brasil. Ou seja, o crescimento deste ano foi acentuado, e quase inédito, principalmente em um mercado que tinha uma média quase estabelecida.
Apenas no primeiro semestre deste ano, o faturamento com o e-commerce aumentou em cerca de 47%. Assim, a receita com as vendas online nos primeiros seis meses do ano ultrapassou a barreira dos R$ 38 bilhões, e a promessa é de números ainda mais positivos para os próximos meses. Afinal, os brasileiros estão começando a entender melhor como funciona o varejo virtual, e percebendo que não é necessário ter preocupação ao realizar uma compra totalmente online.
Durante as promoções da Black Friday de 2020, por exemplo, o e-commerce tomou o protagonismo e conseguiu aumentar as vendas em 31%. As pessoas gastaram mais de R$ 5 bilhões em compras no Brasil durante as promoções do mês de novembro. Ou seja, é inegável que o comércio online é uma realidade positiva, e que precisa ser integrada ao comércio mais tradicional que precisa superar a crise atual.
Nem mesmo o próprio setor imaginava um crescimento tão forte neste ano, porém esse tipo de situação acontece no mercado financeiro. Isso significa que as projeções para 2021 ainda são uma incógnita, pois é difícil pensar como o consumidor vai agir nos próximos meses. A projeção é que o e-commerce tenha conseguido uma presença forte o suficiente para se manter como uma boa opção de comércio para as pessoas.
Apesar de focados apenas no Natal, as ações no Complexo Tatuapé podem ser entendidas como um movimento para unir o comércio físico das ferramentas digitais, principalmente em momentos de crise. A interação virtual está ficando cada vez mais eficiente, principalmente pelo uso de tecnologias mais inovadoras. Por isso, as ações realizadas no centro comercial podem ser colocadas como um marco importante, e que devem abrir portas para que o mundo virtual tenha cada vez mais presença nos shoppings e centros paulistas.