O Conselho de Segurança do Parque São Jorge realizou sua reunião ordinária na última quinta-feira, dia 12. O encontro aconteceu no amplo auditório da Unicid e marcou o fechamento dos trabalhos do Conseg neste ano.
A mesa de trabalhos foi composta por Eduardo de Almeida, presidente do Conseg Parque São Jorge; capitão Filipi da Silva Cassavara, comandante da 5º Cia. do 8º BPM/M; Dr. João Batista Filogonio, delegado titular 52º Distrito Policial; Thadeu Castanheira, assessor do subprefeito da Mocca; e o inspetor Tavares, representando a Guarda Civil Metropolitana divisão Mooca.
As reuniões dos Consegs são abertas para discussão de diversos temas de interesse dos moradores dos bairros, com destaque para segurança, perturbação do sossego e manutenção em zeladoria.
SMART SAMPA
Dois representantes da Guarda Civil Metropolitana ofereceram uma interessante palestra sobre os avanços do Programa Smart Sampa implantados pela Prefeitura de São Paulo. O inspetor de divisão Leandro e o inspetor de operações especiais Lino fizeram a apresentação e tiraram dúvidas dos presentes.
A central de monitoramento do Smart Sampa foi inaugurada no início de julho deste ano e de lá para cá vem atuando na segurança pública da cidade de forma crescente. O sistema de vigilância é feito por câmeras inteligentes. A meta da Prefeitura no lançamento era de 20 mil câmeras até o final de 2024. Atualmente, o programa já conta com cerca de 23 mil câmeras, sendo que aproximadamente cinco mil foram integradas do setor privado em condomínios, residências e empresas. Do total anunciado, cerca de sete mil câmeras próprias estão instaladas na Zona Leste da capital. (veja quadro abaixo).
Segundo o comandante Leandro, o sistema permite um trabalho integrado entre município e Estado, em ações de segurança entre GCM, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil, além dos serviços de mobilidade urbana, como a CET, Samu, Metrô e CPTM e até da Enel.
PRISÕES
Um gráfico apresentado durante a reunião mostrou que somente desde o dia 21 de novembro, 167 pessoas foragidas da Justiça foram presas com o auxílio das câmeras inteligentes. Entre elas, assassinos, estupradores, ladrões, devedores de pensão e até um integrante do chamado “Comando Vermelho”. Uma curiosidade apresentada pelo comandante é que dessas 167 prisões, mais de 50% foram feitas na área do 8º DP – Brás.
Integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, o sistema tem ajudado a levar de volta para a cadeia criminosos que não deveriam circular pelas ruas. Além disso, a Guarda Civil Metropolitana, também com a ajuda do Smart Sampa, prendeu 1.380 pessoas enquanto cometiam crimes e colaborou para encontrar 28 pessoas desaparecidas.
DRONES
A utilização de drones pela GCM também mereceu destaque na reunião. O inspetor Lino, que é instrutor de pilotos desse tipo de aeronave no DTG – Divisão de Tecnologias Geoespaciais, salientou a importância que o recurso aéreo tem ajudado na Central de Monitoramento em apoio à sociedade civil e seu policiamento.
Ele informou que os drones são utilizados na preparação, na antecipação para otimização das operações das unidades terrestres e o acompanhamento pós-evento. Atualmente a cidade de São Paulo dispõe de 29 drones espalhados pelas inspetorias regionais da GCM.
CACHORRO-ROBÔ
O ponto alto da reunião foi a apresentação do “Sentinel”, nome do mecanismo em formato de cachorro equipado com câmeras de alta resolução, que capta e transmite imagens em tempo real. O equipamento possibilita realizar o reconhecimento facial de pessoas foragidas, além de identificar veículos suspeitos de furto ou roubo.
O inspetor Lino, comentou sobre a precisão do monitoramento do ‘cachorro robô’, “ele pode ser operado tanto em eventos internos quanto externos, com sensores de alta precisão que captam imagens em alta resolução e pode ser operado a até dois quilômetros de distância”, informa o agente.
Ele destacou ainda que o equipamento foi utilizado na segurança do primeiro jogo da NFL no Brasil, realizado na NeoQuimica Arena, com absoluto sucesso.
INTEGRAÇÃO
Os condomínios e empresas que tiverem interesse em integrar suas câmeras ao Smart Sampa, poderão fazer a solicitação pelo do e-mail smartsampaoficios@prefeitura.sp.gov.br
O Conseg Parque São Jorge, que engloba a área do 52º DP, reúne-se toda segunda segunda-feira de cada mês, na Unicid, às 20 horas. A próxima reunião acontecerá somente em fevereiro.
Exceção feita a este mês de dezembro, quando a reunião não será realizada, o Conseg Tatuapé, que compreende a área do 30º DP, se encontra toda terceira segunda-feira de cada mês no Colégio Amorim (Rua Cantagalo), às 20 horas.
