Diante da tentativa de conter a elevação da criminalidade, a Polícia Militar oferece como alternativa o Programa Vizinhança Solidária. Ao propósito, o projeto abrange as áreas do 30º DP – Tatuapé e do 52º DP – Parque São Jorge. Desse modo, as duas correspondem, respectivamente, à 1ª Cia. do 8º Batalhão da PM, e à 5ª Cia. do 8º Batalhão da PM.
INTEGRAÇÃO
Para o comandante da 5ª Cia., capitão Paulo Ivo, a integração entre a PM e os moradores é muito importante. Conforme ele, uma das principais armas da população é a associação ao Vizinhança Solidária. “Num primeiro momento é importante que as pessoas observem a poda de árvores, corte de mato e o reforço na iluminação”, avisou.
SERÁ ELEITO TUTOR
Depois, com a rua incluída no programa, será eleito um tutor que ficará responsável pelo contato direto com a PM. Em seguida, haverá a criação de um grupo de whatsapp, que servirá como elo de comunicação entre os moradores e a polícia.
FAIXAS DE DIVULGAÇÃO
Ademais, como complemento, é proposto aos moradores que prendam nos postes, com a autorização da Prefeitura, faixas de divulgação do programa. Além disso, a PM pede que as casas tenham placas indicativas. Ao mesmo tempo, se possível, os vizinhos ainda podem se unir para providenciar a instalação de câmeras nas ruas. A 5ª Cia. fica na Rua José Tavares Siqueira, 179.
ÁREA DO 30º DP – TATUAPÉ
De acordo com o sargento Fabiano Souza Ramos, responsável pela Base Comunitária da Praça Silvio Romero, subordinada à 1ª Cia., o programa faz os vizinhos se interessarem pela realidade um do outro. Segundo ele, o grupo do aplicativo pode colaborar com fotos, vídeos e ainda descrever casos rapidamente.
PARTE DAS RUAS ATENDIDAS
Conforme o sargento, atualmente o projeto caminha bem e está tendo uma boa aceitação da população. Tanto que já estão inscritos os seguintes endereços: ruas Ipiguá, Elisiário, Bom Sucesso, Jarinu, Fernão Tavares, Retiro Grande, Ipojuca, Cândido Lacerda, Santa Lúcia, Terra Roxa, Severínia, Barra do Ariranha, Doutor Antônio Luciano Viviani, Padre José Morschhauser, Irmão Martins, Anezio Collepicolo, Carmem Miranda, João Nóbrega Colangelo, Arapanema, Dona Cândida, Guatacaba, Astro, Itapeti, Pedro Ribeiro Francês, Viegas Muniz, Bruno Seabra, Barão do Serro Largo, da Saudade, Irmãos Leme, Travessa Rafael Fins, Padre Diogo Nunes, João de Almeida, Júlio Alfredo Manuel, José Cardoso, Amorinópolis e Maria Ester Marconato. Quem quiser se inscrever pode procurar a 1ª Cia., na Rua Antonio Camardo, 69 ou a Base Comunitária da Silvio Romero.