O morador José Carlos Ucella procurou a redação para reclamar de uma academia de ginástica e esportes localizada na Rua Santa Gertrudes, altura do número 530, Tatuapé, ao lado de sua casa. Segundo ele, a empresa está em um galpão, aberto, sem acústica.
CASA VIZINHA TREPIDA
Ucella salientou que o som do local não lhe deixa ele ver televisão ou conversar em determinados horários. Além disso, relatou que os alunos jogam os pesos no chão e a sua casa trepida. O vizinho à academia denunciou, ainda, que a parede de sua casa foi usada para a fixação de aparelhos de ginástica.
QUESTIONAMENTOS
Por conta das ocorrências atuais, Ucella questionou se o local poderia ter as laterais abertas. Perguntou, também, se a parede de sua casa poderia servir de apoio. Para evitar a trepidação, ele indagou se a academia não deveria ter apoio para os pesos. Além disso, quis saber se não é preciso haver um controle de decibéis do som.
SECRETARIA RESPONDE
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), informa que o estabelecimento deve respeitar os parâmetros de incomodidade estabelecidos no Quadro 4B da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016). A legislação determina os limites máximos de decibéis permitidos de acordo com cada zona de uso: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/011-QUADRO_4B_FINAL.pdf.
SUBPREFEITURA ARICANDUVA
A Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/Carrão afirmou que realizará uma fiscalização no local para verificar as irregularidades informadas. O endereço do estabelecimento foi incluído no cronograma de fiscalização de ruído pelo Programa Silêncio Urbano (Psiu). As datas não são divulgadas para não atrapalhar o resultado da operação.
PANTAI TRAINING
A diretoria da Pantai Training encaminhou a seguinte nota para a redação: “Somos um centro de treinamento atuando no Tatuapé há 10 anos e cuidando da saúde de diversos alunos que hoje treinam ou já treinaram aqui. Nos orgulhamos da nossa história de carinho e cuidado com nossos alunos. Além disso, procuramos ter uma postura amistosa e respeitosa com toda a vizinhança, presando pelo bom relacionamento sempre. Infelizmente as reclamações são totalmente infundadas. De qualquer forma, nos colocamos a disposição do vizinho para uma conversa amigável e em busca de soluções plausíveis”..