Em janeiro de 2010, esta Gazeta publicou matéria informando que funcionários da empresa de geotecnologia Geourb – contratada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) – estiveram na Rua Bailique, no Jardim Têxtil, com equipamentos de medição topográfica para analisar a área da região.
Em agosto de 2011, em entrevista a este semanário, o então presidente do Metrô, Sergio Avelleda, disse que o projeto para implantação da estação Anália Franco estava em fase de sondagem. Em setembro daquele mesmo ano, o Metrô deu início às sondagens de solo nos bairros da Vila Prudente, Mooca, Aricanduva e Penha.
Em maio deste ano, o Metrô informou que pretende iniciar em 2013 a construção da Linha 15-Branca e anunciou que o seu traçado ligará a Vila Prudente às imediações da Rodovia Presidente Dutra, e não mais até o Tiquatira, como anunciado anteriormente.
PROJETO-BASE
De acordo com a assessoria de imprensa do Metropolitano, a previsão é que o projeto-base seja concluído até o fim deste ano. Quanto às áreas a serem desapropriadas, o órgão ressaltou que elas ainda não estão definidas e que o “Decreto de Utilidade Pública deverá sair logo após a conclusão do projeto-básico e do chamado ‘laudo macro’, no fim do ano”.
De acordo ainda com o Metrô, a construção da Linha 15-Branca deve estar dividida em duas fases: a primeira delas com a construção do trecho entre as estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa, somando 4,6 quilômetros de extensão e que deve começar até dezembro de 2013; e a segunda, entre Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha de França e Dutra, com 8,7 quilômetros, após a conclusão da primeira.
Questionada se a Linha 2-Verde teria transferência para a Linha 15-Branca, a assessoria informou que não. Com isso, a extensão poderá, inclusive, manter o nome da linha 2-Verde para o novo traçado. O investimento estimado é de cerca de R$ 7,8 bilhões para toda a linha.