Sr. redator:
“Passado o período da Copa, a vida continua e será importante uma dose extra de motivação para minimizar os impactos financeiros. Assim, para que esse momento seja realmente diferente profissionalmente para as pessoas, mudanças de atitudes são necessárias, principalmente em busca de otimizar o tempo no trabalho.
Saber utilizar o tempo a seu favor é um grande diferencial para os profissionais, independente da área de atuação. Pois, são grandes os resultados que se tem com a capacidade de organizar bem o tempo de serviço, produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, evitando horas extras e dando os retornos necessários.
Porém, as dificuldades para um profissional se adequar a esta demanda de mercado é muito grande. Pensando nisso, há várias ações que podem e devem ser tomadas, veja alguns pontos que destaco: liberte-se de elementos eletrônicos que tirem o foco do trabalho, como é o caso hoje do computador conectado à Internet: chats, redes sociais, skype, curiosidades… Tudo isso tira sua atenção, sabota seu foco e dificulta a realização de tarefas. Reserve um tempo no seu dia para cuidar dos seus e-mails e relacionamentos, mas não permaneça 100% do tempo conectado.
Focalize as ações a serem tomadas, para isso faça uma lista de todas as tarefas do dia e ordene suas realizações, fazendo as mesmas na sequência estabelecida e dando o devido foco a cada uma delas. Estarmos preocupados com muitas coisas faz com que não façamos nenhuma ação adequadamente. Evite se comprometer com mais do que suporta. Para parecerem produtivos, muitos profissionais acumulam várias obrigações, muitas dessas que não são nem mesmo sua obrigação e desejam resolver tudo, saiba que cada um tem seu escopo de trabalho e é pago para isso, assim, focalize seu objetivo final.
Evite levar para a empresa problemas pessoais, muitas vezes isso é impossível, mas evite que esses impactem pesadamente nos resultados do trabalho, lembrando que a falta de concentração na tarefa em execução pode levar a retrabalho ou prejuízos muito maiores.
Se motive e faça sempre o melhor, muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso no qual a acomodação gera desmotivação. Por mais que seja convidativa, a procrastinação gera acúmulo de serviços, assim, evite deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã, pode parecer que não haverá problemas, mas pode ter certeza que o resultado não será positivo.
O descanso é fundamental para que se possa ser produtivo. Nenhum profissional é 100% do seu tempo, temos que cada vez mais exercer o famoso ócio criativo. Assim é necessário ter relações balanceadas. Separe suas atividades em: crises (importante e urgente), urgências (urgente, mas não importante), planejamento (importante, mas não urgente) e rotina (nem importante e nem urgente).
A pessoa estabelecendo bem esta relação com o tempo terá muito mais tempo para sua vida pessoal, caindo com o mito de que o colaborador dedicado é o que só pensa no trabalho. Só se voltar para o trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. Quando planejarmos nossas atividades conseguiremos ser produtivos.”
Ricardo M. Barbosa
