No início do ano, esta Gazeta publicou matéria sobre o atraso dos testes operacionais no trecho Vila Prudente-Oratório, da Linha 15-Prata do Metrô, pelo sistema monotrilho. A previsão era para março.
Na ocasião, o Metrô, através de sua assessoria de imprensa, informou que três composições estavam passando por testes dinâmicos. “Vale ressaltar que esse não é só o primeiro monotrilho do Brasil, mas também o de maior capacidade de transporte do mundo. Devido à grande complexidade de sua implantação, estão sendo realizados todos os testes necessários para que o sistema funcione com confiabilidade, segurança e eficiência”, esclareceu a nota oficial encaminhada à redação.
ABRIL
No mês de abril, a assessoria destacou que os testes passaram a englobar sistemas de portas, freios, tração, comunicação de bordo e de rede CANbus (responsável pela comunicação entre os principais sistemas e o Sistema de Gerenciamento do Trem). O departamento chegou até a detalhar um pouco mais sobre o que estava sendo observado e como seriam os testes sobre o trilho.
“O teste dinâmico é a última etapa e será realizado na via, visando aferição e ajustes dos itens de desempenho do trem. A expectativa da Companhia do Metropolitano é de iniciar a operação dos trens no primeiro trecho da Linha 15-Prata, que interliga as estações Vila Prudente e Oratório, na forma de visita controlada, aos fins de semana, a partir de maio”, explicou novamente a assessoria.
JULHO
Mas a data anterior, mais uma vez, não se confirmou. Os testes estáticos e dinâmicos continuam acontecendo com as quatro composições que inicialmente entrarão em operação. Entretanto, a Companhia do Metropolitano indicou, por sua vez, que a circulação monitorada com passageiros pode começar a acontecer ainda neste mês de julho.
Já a previsão para a operação comercial dos 2,9 km deve acontecer no final do mês de setembro.
VIAGEM-TESTE
No dia 10 de janeiro, aconteceu a primeira viagem-teste de um dos quatro trens que irão operar este ano na Linha 15-Prata. O trecho percorrido foi de cerca de 600 metros – entre a estação Oratório e o pátio de manobras que leva o mesmo nome – e na ocasião foi anunciado à imprensa que os testes operacionais estavam previstos para março e que a operação comercial teria início entre final de maio e começo de junho.
Quando a obra estiver completamente pronta, 58 trens vão circular pela Linha 15-Prata, entre os bairros do Ipiranga e Cidade Tiradentes, somando 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de manobras.
Os trens poderão atingir até 80 quilômetros por hora e contam com sete carros cada um, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura. A capacidade é para transportar mais de mil passageiros por viagem, sendo os vagões equipados com ar-condicionado e com interligação entre os carros. A operação será automática, ou seja, sem a necessidade de operador no veículo.