Sr. redator:
“Na qualidade de leitor deste combativo e democrático semanário, peço, por favor, publicar minha reclamação em favor dos usuários de ônibus da linha 702P/10, que sofreu drástica alteração em seus serviços, infelizmente para pior.
A linha de ônibus 702P/10 funcionou por décadas entre os bairros Belém e Pinheiros com ônibus elétricos. Posteriormente referida linha deixou de fazer ponto inicial no Largo São José do Belém, sendo transferido para o Terminal Penha, ao lado do Mercado Municipal, com ônibus movido a óleo diesel. Ótimo! Foi uma excelente mudança, tanto para usuários como para seus operadores: maior rentabilidade.
Infelizmente, seus milhares de usuários foram surpreendidos na manhã do último dia 14 com a decisão da São Paulo Transportes/ Prefeitura de São Paulo, de limitar a linha 702P/10 a ter seu ponto final no Terminal Parque Dom Pedro II; de lá para Pinheiros. Com isso, seus milhares de usuários terão que descer, aguardar na fila, embarcar nos coletivos da linha 930P/10 com destino ao Terminal Pinheiros.
Resultado dessa ‘inteligente mudança’: maior perda de tempo, menos conforto para os passageiros etc. Passageiros da Avenida Senador Queiroz e Avenida Ipiranga ficam a ‘ver navios’, ou melhor, sem opção para viajarem para Pinheiros.
Não bastassem as eliminações das linhas Penha – Lapa e Penha – Ceasa, ponto inicial em Cangaíba, a administração do prefeito Fernando Haddad, do PT, aumenta a insatisfação e desconforto dos usuários da linha 702P/10 com aquela determinação, feita provavelmente para agradar aos “donos dos serviços de transportes públicos da capital paulistana”. Nove meses de governo municipal do PT que, a exemplos de seus antecessores, não importa os partidos, em nada melhorou a respeito.
Tomara que com a divulgação desta, os vereadores da Zona Leste, notadamente os senhores Toninho Paiva e Gilberto Natalini trabalhem para reverter àquela situação, ou seja, voltem os ônibus da linha 702P/10 Penha – Pinheiros (vice-versa) a circular diretamente entre aqueles dois populosos bairros, cujos caminhos existem milhares de empregos ocupados pelos usuários desta linha de ônibus, sem que haja a interrupção no hoje desgastado, malfadado, perigoso, sujo, inseguro e complicado Terminal do Parque Dom Pedro II, que em tempos muito remotos, foi um imenso “jardim a lá europeu” para deleite dos paulistanos.”
Osvaldo Rubini

Pessoal, deixem suas reclamações aqui. http://www.sptrans.com.br/sac/solicitacoes.aspx
Vamos tentar fazer voltar a linha 702P-10
Essa idéia de usar o terminal Parque D. Pedro como um hub seria ótima: se o transporte público fosse decente! O que vai acontecer agora é que a mesma linha que já existia do terminal Parque D. Pedro até Pinheiros vai ter que comportar mais gente – como se já não andasse lotada o suficiente!
Fora que agora não existe um jeito rápido de verdade de chegar da República ao Brás! Você levava 15 minutos com essa linha. Agora a única opção decente é o metrô, que leva meia-hora. Além de levar o dobro do tempo, ainda é a única opção razoável. Ótima idéia em uma cidade desse tamanho não existir redundância de opção de transporte em um trecho como esses! Parabéns, Haddad!
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N44835
Não bastasse retirar as linhas Penha – Ceasa e Penha – Pinheiros, a Prefeitura retirou também a linha Penha – Sacomã.
Gostaria de iniciar uma reivindicação para retomada das linhas ou inserção de opções. A justificativa dada no Terminal Penha é de que a maioria dos usuários do Pinheiros descia na República, no entanto nenhum ônibus foi colocado para esse destino.
Quanto ao Sacomã, lesou todos os usuários que desciam na região da Mooca, ou seja, os moradores da região da Penha e adjacentes têm hoje como única alternativa utilizar o metrô, que é completamente insuficiente nos horários de pico.
Bom dia.
A exemplo do Sr. Wanderley e tenho certeza que de muitos outros moradores da região do Belém, Brás e e adjacências era usuário da linha 702P 10, no meu caso desde os tempos do ônibus elétrico. Embora tenha automóvel, preferia a utilização da linha pela praticidade, rapidez, conforto e economia. Com a ampliação das faixas exclusivas e os corredores de ônibus a prefeitura vem tomando medidas para melhorar as condições do transporte coletivo, nesse caso melhorando a fluidez e com isso incentivar a sua utilização, no que concordo plenamente. Se observado os horários de pico da manhã e da tarde do trânsito de São Paulo facilmente poderá se constatar que os automóveis em sua maioria transportam apenas uma pessoa. Um contracenso. Com relação aos moradores do Belem, Bras e adjacências como alternativa, a utilização da linha vermelha do Mêtro é impraticável devido a superlotação. Resultado, passei a utilizar o automóvel para o deslocamento de ida e volta ao trabalho.
Se o objetivo é melhor a fluidez do trânsito, reduzindo o número de automóveis com a oferta de melhores condições no transporte público é imcompreensível a paralização da linha 702P 10.
Venho me solidarizar com vocês. Eu preciso descer na região da avenida São Luís e pegava o 702P ou o 2290-10 (Term. São Mateus – Pq. D. Pedro II), que acessa o Parque D. Pedro II somente depois de circular pelo centro (av. Senador Queirós, av. Ipiranga, República, av. São Luís, viaduto 9 de Julho). Resultado da extinção do 702P: o 2290-10 ficou superlotado, pois absorveu a demanda do extinto 702P. O 2290 passou a não parar nos pontos do Tatuapé porque simplesmente há usuários pendurados na porta, de tão lotado o carro. Hoje TRÊS ônibus passaram direto pelo meu ponto, no Tatuapé, e eu não posso reclamar formalmente com a SPTrans porque não consegui ver o prefixo/placa deles.
Qual é a solução? Ir de metrô, que já está superlotado e inviável? Comprar um carro e contribuir com o congestionamento da cidade?
Sou morador da região e utilizava essa linha quase que diariamente, era excelente poder com apenas uma condução chegar na região da Paulista, inclusive passei a deixar o carro em casa ante à facilidade do transporte público com a linha 702 P10.
Vi muitas pessoas nessa mesma situação, deixando de usar o veículo próprio e se utilizando apenas daquela linha, não só para ida e volta do trabalho mas também para se chegar às regiões comerciais do Bràs e do Mercado Municipal.
Infelizmente essa extinção da linha 702 P10 força-nos a voltar a utilizar o carro como meio de transporte. Até tentei utilizar o terminal Parque D. Pedro II e depois a outra linha indicada pela prefeitura para se chegar a região da av. Paulista, porém, levei meia hora a mais do que precisava com a linha anterior e enfrentei filas no terminal, na volta levei mais tempo ainda.
Se a prefeitura quer incentivar o uso do transporte público, visando a diminuição do uso do veículo próprio, não pode acabar o com aquela linha de ônibus, é incompreensível essa atitude por parte do poder público.