Uma das escolas públicas de destaque no Tatuapé, a Emef Jackson de Figueiredo ganhou mais notoriedade quando, em 2007, foi escola da capital que obteve o melhor desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com média 5,9 (4ª série). Por conta do sistema diferenciado de educação e da falta de infraestrutura do antigo prédio, pais e alunos pediram à Prefeitura que o prédio fosse reformado.
R$ 5 MILHÕES
Atendendo às solicitações, a Secretaria Municipal de Educação deu início às obras em março de 2011, com um valor total orçado em R$ 5.130.471,35 e sob a responsabilidade da empresa MAS Engenharia.
Para obter mais informações sobre o andamento das construções, esta Gazeta entrou em contato com a Secretaria novamente, na semana passada, e descobriu que a entrega de todas as obras do novo prédio está programada para dezembro próximo, cinco meses depois da data inicial, que era julho.
15 SALAS
A reportagem também questionou a Secretaria com relação ao que já havia sido feito e o que faltava. Perguntou, ainda se os estudantes já haviam começado a utilizar alguns equipamentos e se o prédio antigo ficaria de pé.
Conforme a Diretoria Regional de Educação Penha (DRE), o prédio principal será entregue e começará a ser utilizado pelos alunos matriculados na unidade ainda este mês. A escola terá 15 salas de aula, com sua capacidade de atendimento aumentada em torno de 60%.
PAVIMENTOS
De acordo com a DRE, o prédio principal é composto por pavimento térreo (administração e parte coletiva: cozinha, sanitários, refeitório), 1º pavimento (salas de aula e sanitários), 2º pavimento (salas de aula e sanitários), cobertura (quadra coberta, com estrutura pré-moldada até meia parede e estrutura metálica, com pé direito total de 6 metros) e área externa, onde está prevista outra quadra descoberta e estacionamento).
Quanto ao prédio antigo, foi confirmada a sua demolição, pois o mesmo não tem mais condições estruturais para a continuidade do atendimento. Nesse local está prevista uma praça de esportes (quadra, pistas) e estacionamento. Hoje a Jackson de Figueiredo tem 9 salas em funcionamento no 1º turno, 8 no segundo e 4 no período noturno (EJA).