O primeiro hospital público veterinário do País, localizado na Rua Professor Carlos Zagotis, 3, e sua outra unidade na Rua Serra de Japi, 168, ambos no Tatuapé, ainda sofre com a alta demanda.
Inaugurado no dia 2 de julho de 2012, o hospital que inicialmente fazia entre 50 a 70 atendimentos por dia, hoje faz cerca de 200, contando consultas, retornos, cirurgias, quimioterapias, curativos entre outros.
Para atender todos os animais, o hospital conta com uma equipe 60 profissionais especializados. No local, os bichos têm tratamento gratuito para as especialidades de oftalmologia, ortopedia, oncologia, dermatologia, cardiologia, endocrinologia, exames de imagens, cirurgias, odontologia e clínico geral. Com aparelhos de última geração, o hospital conta com 30 leitos, centro cirúrgico, internação e UTI.
ATENDIMENTOS
O Coordenador do Serviço de Cirurgia e Oncologia do Serviço Veterinário da ANCLIVEPA-SP, Daniel Herreira Jarrouge, nos conta que a prefeitura acaba de sinalizar que a distribuição de senhas diárias vai passar para 45, nos dois hospitais veterinários juntos – do Tatuapé e da recém-inaugurada unidade do Tucuruvi – sendo que no Tatuapé serão 30 e no Tucuruvi 15 senhas. As senhas que antes eram distribuídas pela manhã, agora deverão ser retiradas a partir das 19h30 de segunda à sexta.
Em 2013 o lugar era mantido por uma verba mensal de 600 mil reais, agora em 2014, a prefeitura irá repassar 900 mil mensais para que os dois hospitais possam ser gerenciados.
FILAS
Apesar das duas unidades oferecerem tratamento aos cães e gatos, o espaço ainda é pequeno para a demanda. Dentro do prédio a lotação na recepção é enorme, e a fila de espera se estende até a calçada.
O coordenador Daniel revela que por conta disso, o hospital veterinário já recebeu reclamações de moradores e comerciantes da região, por causa do barulho, odor e das fezes dos animais que ficam na calçada.
FALTA ORGANIZAÇÃO
O munícipe Sandro Pascoal, dono da cadela Kyra, conta que os profissionais do hospital são bons, mas pecam na organização. Enquanto ele aguardava por 3 horas na fila, à espera da consulta de retorno de Kyra, ele revelou estar apreensivo, pois sua cadela havia feito dois exames de sangue, e os resultados foram perdidos. No dia em que a reportagem esteve no local, Sandro estava aguardando pelo resultado do terceiro exame de sangue da cadela.
Kyra iniciou o tratamento há dois meses e seu caso era emergencial, pois estava com um problema no baço e quase foi a óbito. Porém, mesmo sendo uma doença grave, a cadela teve que esperar três dias antes de ser operada.
Curada da doença, Kyra agora trata de um tumor na perna direita. Como essa enfermidade não é tão grave quanto à primeira, Pascoal precisou enfrentar a fila para retirar a senha. Na época as senhas ainda eram distribuídas pela manhã e Sandro teve que dormir na fila – chegou às 22 horas e só saiu do hospital às 8 horas do dia seguinte.
EFICIENTE
Opinião diferente tem a senhora Maria Severina da Silva, dona de Pingo, um yorshire terrier idoso. O cachorro de raça foi abandonado na rua, e o filho dela, Leo, encontrou-o e pediu para que a mãe cuidasse dele.
Maria Severina conta que o cachorro foi atendido imediatamente, pois estava com um tumor maligno em sua garganta. “Não tenho nada a reclamar daqui, tudo excelente. Meu cachorro não andava, não comia, estava muito mal. Aqui o pessoal tem muito carinho pelos bichinhos, dá para perceber” comenta Maria.
Pingo iniciou o tratamento há 15 dias e ainda precisa curar-se de uma infecção para que possa ser operado. Além do câncer, Pingo ainda sofre de problemas cardíacos. As duas enfermidades estão sendo tratadas no hospital.
SERVIÇO
O telefone do Hospital Público Veterinário do Tatuapé é o 2667-7804. As senhas os atendimentos clínicos são distribuídas às 19h30 da noite. O serviço é exclusivo para munícipes de São Paulo. Pessoas carentes e pessoas que participam de projetos de assistência social, como bolsa família e renda mínima, têm preferência.
o que adianta ter um hospital veterinario se nem todos que morram no estado de São Paulo podem passar
o interessante é que se eu for multado eu tenho que pagar por ta com meu carro na cidade, agora pra atende meu animal eles não podem pq eu não morro no municipio
Esse pais e vergonhoso,ou melhor esse governo sim é vergonhoso
alguem sabe o horario que está sendo distribuindo a senha porque cada lugar da internet fala uma coisa peço por gentileza que me respondam pois estou levando meu cachorro amanhã obrigada
Vcs tendem atualizar essas informações, os médicos são ótimos, nota dez, mas as atendentes nota zero , a maioria delas salva apenas duas pelo q pude perceber , são estupidas ,ignorantes, tratão a gente mal, não passam informação correta , enfim prá elas parece que somos bichos levando outros bichos, teve uma moça q pegou minha senha e perdeu, teve a cara de pau de dizer q me devolveu , acabei pegando outra 49 prá frente do que era a minha, cheguei 6:30 da manhã e sai de lá era 17:25 da tarde, mas fazer oque né isso é são paulo.
POR FAVOR ,PELO AMOR DE DEUS VC FUNCIONA AOS FINAL DE SEMANA MEU CACHORRO ESTA MUITO MAL PRECISO DE AJUDA NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR ESTOU DESEMPREGADA E NÃO POSSO DEIXAR ELE MORRER A MINGUÁ ME AJUDEM ELE PRECISA DE ATENDIMENTO URGENTE,DEIS DE JA AGRADEÇO Q JESUS OS ABENÇOE
Caro Wagner, seu comentário foi preconceituoso! Não se refira as pessoas desta forma, e não se esqueça que o mundo da voltas. Se você não precisa hoje pode precisar amanhã. Nota- se que é um ser desalmado e sem coração .
Megan concordo com vc e gostaria de acrescentar que esse bairro tatuape merece e precisa desse tipo de serviço, o ideal seria se tivesse em mais bairros para diminuir as filas ou se
ja se tem que reclamar reclame que tem pouco não pelo ato de existir.
se vc esta encomodado com a cachorrada vai morar em outro lugar.
Gostei da reportagem, deveriam ouvir não só usuários, mas também os moradores do entorno. A cachorrada começa a chegar às 5hs da manhã, para atendimento às 6hs, enquanto isso ficam na calçada latindo e os donos deles falando alto. Não parece que existe senha, se aconteceu até briga com intervenção da policia e além das unidades mencionadas na reportagem, existe uma nova na Serra de Japi, 160, onde fazem a triagem. Nosso bairro do Tatuapé não merece receber esse tipo de serviço, eles deveriam estar instalados em um parque ou região mais adequada a esse tipo de usuário de serviço público.
Que reportagem mais medíocre. Eu teria vergonha de escrever tanta bobagem assim. Qual é o fundamento dessa reportagem? Não está falando nada de útil, apenas o que nós já sabemos. Se não for pra acrescentar, não escreva. A gente busca por informação e aparece isso, ainda bem que não moro nesse bairro.