Há quatro anos, guardas ocuparam posto fixo em um prédio do Largo do Bom Parto
Moradores do Tatuapé vivem a expectativa do retorno da Inspetora Mooca da GCM para o bairro. No entanto, nota divulgada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), na última quinta-feira, dia 11, desfez a chance de que isso aconteça. Conforme a SMSU, a Guarda Civil Metropolitana realiza o policiamento comunitário e preventivo em toda a capital, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública.
Ainda segundo o órgão, na região da Mooca a GCM atua por meio de rondas periódicas, 24 horas por dia, com duas viaturas e patrulhamento a pé. O efetivo, de 56 guardas da Inspetoria Regional da Mooca, atua junto aos distritos de Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. Além disso, a secretaria informou que, atualmente, a unidade está provisoriamente situada na Avenida do Estado, 680 – Bom Retiro.
Dessa forma, a resposta encaminhada pela GCM contraria, de alguma maneira, o comunicado de três meses atrás. Segundo a própria secretaria, estavam sendo elaborados estudos para a reimplantação da Inspetoria Regional Mooca no Tatuapé. No mesmo documento, havia sido adiantado que a inspetoria receberia cerca de 100 agentes. Com base na comunicação encaminhada pela secretaria há 90 dias, a pasta foi questionada sobre as novas definições.
Do mesmo modo, a redação quis saber o que a população poderia esperar em termos de mais segurança. Depois, quando haveria o remanejamento da guarda e se o novo lugar tinha sido definido. Por fim, a SMSU foi perguntada se o Tatuapé estava sendo atendido pela Vila Manchester.
Até 2018, a Inspetoria Mooca da GCM ocupou um prédio existente no Largo Nossa Senhora do Bom Parto. Porém, na época, a secretaria de segurança urbana revelou que a mudança estava dentro de um novo planejamento estratégico. Após a decisão, os anos seguintes têm sido complicados para moradores do Tatuapé. Nesse período, de acordo com registros em reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), várias praças vêm sofrendo com eventos clandestinos e atividades irregulares.