Moradores do Tatuapé e de demais bairros administrados pela Subprefeitura Mooca devem ficar atentos à retomada das eleições do Cades (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz). Infelizmente, por falhas técnicas admitidas por Carlos Eduardo Guimarães de Vasconcellos, coordenador da comissão eleitoral e secretário adjunto da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), as eleições programadas para ocorrerem na semana anterior foram canceladas.
ÚNICOS CANDIDATOS
Assim, os únicos candidatos do Tatuapé, André Mattos e Eliana Gomes, que contaram com o apoio do Conseg Parque São jorge, Lar Sírio, de uma universidade da região, da Associação Amigos do Belém e a projetos da Sub Mooca, não disputaram a possibilidade de darem continuidade ao trabalho iniciado em 2019.
DIÁRIO OFICIAL
Segundo publicação do Diário Oficial do Município, a Secretaria do Verde apresentou o modo como organizou as eleições e também explicou o porquê de o pleito não ter acontecido.
ELEIÇÕES ON-LINE
A princípio, segundo o órgão, as eleições foram realizadas nos dias 21, 22 e 23 de agosto, de forma exclusivamente on-line, por meio da “plataforma Participe+”. A opção pelas eleições em formato digital em vez dos moldes tradicionais tinha dois objetivos: oferecer ao munícipe um processo eleitoral mais simplificado e permitir a participação de um maior número de eleitores. Sobretudo porque não seriam necessários deslocamentos até os endereços de votação e esta poderia ser feita por qualquer dispositivo com acesso à internet.
OBJETIVOS FORAM ATINGIDOS
Depois, a secretaria revelou que, após a inscrição de mais de 60 mil eleitores na “Participe+” durante o período de eleições, segundo dados da “Supervisão para Assuntos de Governo Aberto – Saga”, pode-se afirmar que os objetivos traçados foram atingidos. Para a pasta, a participação popular foi expressiva e intensa, o que reforçou os impactos positivos da utilização de ferramentas participativas on-line.
PROBLEMAS
Todavia, tal expressividade, conforme a SVMA, fez com que a Saga enfrentasse barreiras técnicas e precisasse adotar medidas para ultrapassá-las. O primeiro problema surgiu no dia 20, quando a Prefeitura alegou que a grande quantidade simultânea de acessos ao sistema afetou sua performance e a ocorrência de erros foi reportada pelos usuários. Adicionalmente, a trava de quantidade de votos por eleitor não foi acionada, o que permitiu que alguns usuários votassem em mais de três candidatos, em desconformidade com as regras do Edital nº 001/SVMA-G/2021 e Regimento Eleitoral.
UPGRADE NÃO FUNCIONA
Mais tarde, apesar de upgrade de memória do servidor ter sido realizado próximo às 20 horas, do mesmo dia 20, os mesmos erros foram observados no dia 22, levando os técnicos a efetivarem um novo upgrade. No dia seguinte, 23, detectou-se novo erro, dessa vez de front-end da apresentação da contagem de votos. Como o problema não seria solucionado antes da finalização das eleições, não havia como a versão da aplicação do programa ser a mesma durante todo o período de votação. Assim, diante do risco de os registros das votações não corresponderem à realidade e a apuração dos votos não ser fidedigna, a comissão eleitoral decidiu, no dia 24, pelo cancelamento das eleições.