A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado preparou uma extensa programação para celebrar o Dia da Consciência Negra. Os museus, as Fábricas de Cultura, teatros, bibliotecas e oficinas culturais oferecem um roteiro variado. O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo terá o 2º Ocupa MAB, Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira, repleto de apresentações musicais e de cultura popular com musicalidades. Desta vez, terá parceria com o Museu das Favelas, amanhã, dia 20, das 9 às 18 horas.
CAPOEIRA
Dentre as atrações estão: Kemetic Yoga de Ana Sou, Roda de Jongo do Grupo Jongo Filhos da Semente, Capoeira do Mestre Limãozinho, Roda do Samba de Dandara e muito charme no Resenha Black Bom.
GASTRONOMIA
A gastronomia surpreenderá com sabores provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Egito, Marrocos, República Democrática do Congo, Sudão e Uganda. A entrada e a programação são gratuitas, mediante doação de 1 kg de alimento não-perecível que será destinado a instituições parceiras do museu.
MUSEU AFRO
No Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, de 21 a 24, das 9 às 18 horas, acontecerá o Booggie Week, o festival de cultura preta que reunirá arte, moda, entretenimento, música, homenagens etc.
HOMENAGEM
Para os admiradores da dança, uma das opções gratuitas é o “Especial Consciência”, na Fábrica de Cultura Sapopemba. O evento homenageará a cultura negra, através de danças, músicas, entre outros elementos. Destaque para as apresentações artísticas Escola de Curimba Tribo de Zambi, Grupo Afoxé Filhos do Cacique, Grupo de Capoeira Forças das Raízes e Instituto do Samba, no dia 25, a partir das 13 horas.
FIGURAS DE DANÇA
Ainda neste universo dançante, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) faz a estreia do 41ª documentário da série Figuras da Dança, com o vídeo do artista, bailarino, diretor, professor e coreógrafo Carlos Demitre, em formato on-line, no dia 20, às 11 horas, pelo canal da companhia, no YouTube.
SALA SÃO PAULO
Na tradicional série de concertos matinais da Sala São Paulo, realizada pela Fundação Osesp, a USP Filarmônica apresentará um repertório que traz compositores pretos e partos para lembrar da importância da Semana da Consciência Negra, a imensa maioria deles brasileiros, no dia 19, às 10h50.
MUSEU CATAVENTO
As palestras também estão presentes no roteiro, por exemplo, no Museu Catavento, Parque Dom Pedro II, será conversado o tema “Áfricas no Brasil”, dia 25, das 14 às 16 horas. A programação completa pode ser acessada pelo link: https://viradadaconsciencia.com.br/eventos/.