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No último dia 5 de novembro, a estação Tatuapé do Metrô comemora os seus 40 anos de existência. Com capacidade para receber até 60 mil passageiros por hora, nos horários de pico, ela pertence à Linha 3 – Vermelha e está integrada às linhas de trem da CPTM. Com entrada pelas ruas Catiguá, Tuiuti e Avenida Radial Leste, a plataforma ainda dá acesso a um Terminal de Ônibus Urbano e também à linha que leva os passageiros ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ao mesmo tempo, o local está conectado aos shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé.
DESAPROPRIAÇÃO
O projeto da estação foi iniciado em 1973, quando a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e a Companhia do Metropolitano de São Paulo entraram em acordo para a construção do trecho leste da Linha Leste–Oeste (atual Linha 3–Vermelha). O primeiro projeto foi apresentado ao público em maio de 1975 e previa a integração das linhas do Metrô e de subúrbios da RFFSA na estação Tatuapé. As obras da Linha Leste–Oeste foram iniciadas em março de 1976, porém o primeiro decreto de desapropriação para a construção da futura estação Tatuapé foi lançado apenas em junho daquele ano.
PROBLEMAS DE VERBAS
Apesar da assinatura de um memorando de entendimento entre a RFFSA e o Metrô em junho de 1977, as obras da Estação Tatuapé foram iniciadas pela construtora Beter S.A. apenas em 29 de abril de 1978. Em 29 de abril de 1979, uma nova fase das obras foi lançada, quando um novo trecho da Radial Leste foi entregue, permitindo o início da construção do bloco principal da estação, com uma área total construída de dezoito mil metros quadrados. Prometida para meados de 1980, a estação teve sua inauguração atrasada por problemas de verbas.
GOVERNADOR PAULO MALUF
A inauguração oficial, que contou com a presença do governador Paulo Maluf, utilizando-se de uma cadeira de rodas, ocorreu em 5 de novembro de 1981. Vale lembrar que, na época, a estação não possuía elevador, pois o mesmo só foi instalado em 1992.
TRECHO BELÉM – TATUAPÉ
O trecho entre Belém e Tatuapé demandou a escavação de 313.346 metros cúbicos de solo, 7.713 metros de estacas, 4.675 metros cúbicos de concreto estrutural, 1.428 metros cúbicos de concreto pré-moldado, 155.327 metros cúbicos de reaterro e 1.021 metros de estaqueamento metálico.
AIRPORT BUS
A estação foi construída com mezanino de distribuição sobre plataformas central e laterais em superfície, estrutura em concreto aparente e cobertura espacial metálica treliçada. Possui acesso adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Conta com uma área construída de 34 680 metros quadrados.
TRANSFERÊNCIA TARIFADA
Do Metrô Tatuapé é possível fazer transferência tarifada com as estações das Linhas 11–Coral (Expresso Leste) e 12–Safira da CPTM, exceto em horários especiais, de segunda a sexta das 10 às 17 horas e das 20 às 24 horas; aos sábados, das 15 até 1 hora e, aos domingos e feriados, a integração é gratuita o dia todo.
TERMINAL DE ÔNIBUS
Há também a possibilidade de se transferir para o sistema de ônibus da capital paulista, da SPTrans, através do Terminal de Ônibus Norte e do Terminal de Ônibus Sul, ambos anexos à estação, utilizando-se o Bilhete Único. Do Terminal Norte partem ônibus urbanos do serviço Airport Bus.
SHOPPINGS TATUAPÉ E BOULEVARD
Para a construção da estação foram desapropriadas diversas áreas, para a implantação de canteiros de obras. Após a abertura da estação, em 1981, essas áreas tornaram-se ociosas. Em 1997, a Companhia do Metropolitano desativou e alugou o edifício-garagem do lado sul da estação para a implantação do Shopping Metrô Tatuapé. Uma outra área, do lado norte da estação, foi alugada para a implantação do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, em 2007.