As obras de ampliação da Linha 2 – Verde do Metrô acabam de receber um investimento de aproximadamente R$ 2,7 bilhões do Diretório do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. O recurso compõe o orçamento de expansão que chega a R$ 8,5 bilhões para a execução das obras, implantação de sistemas e compra de novos trens. Para Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos, trata-se de um investimento exclusivo do governo estadual para melhorar a mobilidade e gerar empregos.
OITO ESTAÇÕES
A ampliação dessa linha já está em andamento com obras em todas as oito estações que farão parte dos 8,3 km de trilhos entre Vila Prudente e Penha. São elas: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. Para Baldy, quando pronto o novo trecho vai oferecer inúmeros benefícios à população da Zona Leste, com a redistribuição do fluxo das linhas 3-Vermelha e 11-Coral, facilitando a chegada a outras regiões de São Paulo.
AMPLIAÇÃO
Segundo a Companhia do Metropolitano, essa ampliação atenderá a mais de 320 mil pessoas/dia e evitará a emissão de milhares de toneladas de CO2 a cada ano, o que equivale à captura de carbono feita por 140 mil árvores ou 45 hectares da Mata Atlântica.
VILA FORMOSA E SANTA ISABEL
Entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel será construída a base de manutenção e estacionamento de trens subterrânea denominada Complexo Rapadura. Quando concluída, a extensão até a Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se diretamente com as linhas 1-Azul (Paraíso e Ana Rosa), 3-Vermelha (Penha), 4-Amarela (Paulista), 5-Lilás (Chácara Klabin), 15-Prata (Vila Prudente) e 11-Coral (em Penha), transportando mais de 1,16 milhão de pessoas por dia.