Embora China, Coréia, Estados Unidos e até mesmo a Europa vêm primeiro à mente quando o assunto é eSports, o Brasil têm ganhado espaço e se tornado um país cada vez mais representativo neste cenário.
Países que lideram a criação e a implementação de novas tecnologias têm liderado também o ranking de eSports, pois esta nova modalidade de games é intimamente relacionada aos investimentos em tecnologias. Por outro lado, o Brasil é um dos primeiros mercados que vem à mente quando o assunto é sobre novos investimentos nos eSports ou mercados emergentes em tecnologias e games. O Brasil se tornou um grande player nos últimos anos e é um dos mercados mais promissores do mundo.
Com a popularização da internet, a grande penetração de dispositivos eletrônicos e a ampla aceitação do mercado de games por parte dos brasileiros, os investidores anseiam cada vez mais pela abertura do mercado brasileiro através da regulamentação dos jogos no país. A paixão, e a aptidão dos brasileiros para este mercado fica ainda mais evidente pelo alto número de acessos de brasileiros em cassinos online, por exemplo. Sites como o https://www.onlinecassino.com.br/ tem grande número de brasileiros assíduos que aproveitam bônus e premiações atrativas enquanto praticam o melhor dos jogos de cassino, apostas, cartas e games, tudo no universo online.
A origem
A imagem que temos hoje sobre a origem dos eSports é comumente representada por salões lotados de crianças e jovens competindo em fliperamas, como Pong e Space Invaders da década de 1980. O fato é que o primeiro grande evento desta natureza aconteceu bem antes. De fato o primeiro evento de eSports foi a Olimpíada Intergaláctica de Spacewar, que aconteceu em 1972 e foi narrada por Stewart Brand em um artigo na revista Rolling Stone, contribuindo para a grande repercussão do evento.
Quase uma década mais tarde, em 1980, a Atari organizou ‘Space Invaders Championship’, uma das primeiras competições em grande escala, com aproximadamente 10 mil participantes norte americanos. Mais dez anos depois, em 1990, o Nintendo World Championships aconteceu em várias etapas e em diferentes cidades dos Estados Unidos, ganhando sua segunda edição 4 anos depois. Com a popularização da internet e a limitação física para a realização de eventos superada, a quantidade de competições chegou a 160 somente em 2010 marcando o crescimento acelerado do ramo.
Do Brasil para o mundo
O crescimento do Brasil no cenário dos eSports também tem como resultado o aumento do interesse da população em geral. Como um efeito cascata, surgem cada vez mais jogadores, cada vez mais entusiastas e cada vez mais eventos em território nacional. Entre os campeonatos mais acompanhados está o League of Legends Brasileiro, que inclui até mesmo o patrocínio do Flamengo e desperta o interesse de outros clubes no esporte digital.
Após o recesso de dois anos, a maior feira de jogos da América Látina, a Brasil Game Show (BGS), também atraiu o público adorador e simpatizante e esport para o Brasil. O evento proporcionou partidas competitivas de jogos, como o próprio League of Legends, e outros como o CS:GO. Expositores também ofereceram competições ao público, tornando o evento ainda mais memorável.