A empresa Jofege, contratada pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, realizou obras em sarjetões, meio-fios e calçadas da Rua Antonio de Barros, no Tatuapé. No entanto, moradores da região vêm reclamando que o serviço não foi terminado, pois vários buracos foram deixados para trás, seja na própria rua ou em faixas de pedestres. Segundo a secretaria, as obras fazem parte do programa “Asfalto Novo”.
PROJETO
Nesse sentido, entre as maiores reclamações está o argumento de que os sarjetões não tinham tantos problemas que necessitassem ser recuperados agora. Com relação ao meio-fio e calçadas, foi levantada a mesma questão, porém a empresa não se prontificou em rever seu projeto.
RECAPEAMENTO
Além disso, ao acompanharem as obras, muitos motoristas afirmaram que o Tatuapé precisa de recapeamento e não de recuperação de sarjetões. Para Osmar dos Santos, foi um absurdo o que fizeram em alguns calçamentos. “Praticamente jogaram fora o dinheiro da população e não mudou nada. Quebrar e encher de concreto depois não trouxe benefícios”, criticou.
FALTA DE DADOS
Do mesmo modo, a Prefeitura não implantou placas de informação no canteiro. Assim, as pessoas ficaram sem saber quanto foi gasto, se a execução está dentro do planejado e se o prazo foi respeitado. Alguns sarjetões também ficaram desnivelados em relação à rua, mas o conserto não foi programado ainda. Pior para os amortecedores do carros e para o bolso dos motoristas.
R$ 550 MILHÕES
Conforme a propaganda da Prefeitura, estão sendo investidos R$ 200 milhões no programa “Asfalto Novo”. Além disso, são R$ 100 milhões do Fundo de Multas e R$ 100 milhões do Tesouro Direto Municipal. Ao longo de toda a gestão, a previsão é de utilizar R$ 550 milhões na iniciativa.
PERSONALIZADO
De acordo com a Prefeitura, também, a qualidade do asfalto é superior e há um cuidado maior durante a sua aplicação, o que garante maior durabilidade ao recapeamento. Além disso, as inspeções permitem a aplicação do asfalto personalizado para cada via.