A reportagem desta Gazeta entrou em contato com o Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô para saber as novidades quanto ao prolongamento da Linha 2-Verde, entre a estação Vila Prudente até a Dutra, em especial sobre os locais a serem desapropriados e o traçado oficial da nova linha.
Como resposta, a Companhia do Metropolitano informou o seguinte: “O edital para contratação de obras ainda está em andamento. Nesta fase não é possível adiantar as desapropriações e a localização exata das estações”.
EDITAL
No final de 2012, mais precisamente no dia 15 de outubro, o governador Geraldo Alckmin anunciou o lançamento do edital de pré-qualificação para os trabalhos de expansão da Linha 2-Verde. São 13,5 km de prolongamento subterrâneo que servirão de opção para quem sai das regiões leste e noroeste de São Paulo e da cidade de Guarulhos, uma vez que o ponto terminal na Dutra ficará perto deste município.
DESAPROPRIAÇÕES
À época, a assessoria de imprensa do Metrô informou também a este semanário que as informações quanto às desapropriações e o traçado da linha só seriam divulgadas após a publicação de decreto de utilidade pública no “Diário Oficial”, ainda sem previsão de data.
NOVAS ESTAÇÕES
Quando a ampliação estiver completa, a Linha 2-Verde terá mais 12 estações. São elas: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra.
A operação será realizada pela Companhia do Metropolitano e não por consórcios privados, como acontece com a Linha 4-Amarela, e o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2013.
INTERLIGAÇÕES
Pelas últimas atualizações feitas pelo Metrô em sua rede de expansão, a Linha 2-Verde terá ramais de ligação com as linhas 15-Prata, atualmente em construção pelo sistema monotrilho entre a Vila Prudente até a Cidade Tiradentes; futuramente com a Linha 18-Bronze, entre a estação Tamanduatei até a Estrada dos Alvarengas, com publicação no ‘Diário Oficial’ de manifestação de interesse de 11 consórcios interessados em realizar propostas para realizar a obra; com a Linha 5-Lilás, em obras de expansão até a Chácara Klabin, seguindo desta estação até o Jardim Ângela; com a Linha 3-Vermelha, na estação Penha; e com a Linha-6 Laranja, na estação Anália Franco.
BRASILÂNDIA – JD. MARÍLIA
Esta última linha, orçada em cerca de R$ 8 bilhões, contempla o trecho Vila Brasilândia – São Joaquim em sua primeira etapa. Ela fará integração com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM, na estação Água Branca; com a Linha 4-Amarela, na estação Higienópolis-Mackenzie; e a Linha 1-Azul, na estação São Joaquim, atendendo os bairros Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré, Bela Vista e Liberdade.
No momento, o Metrô informou que estão em análise as modelagens de PPP (Parceria-Público-Privada) para contratação da empresa que fará a construção e operação da Linha 6-Laranja.
Num segundo momento, a linha poderá se estender da estação São Joaquim até a Cidade Líder, na Zona Leste. O projeto prevê 14,5 quilômetros e 13 estações: São Joaquim, Aclimação, Largo Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Cidade Líder. De acordo com o Metrô, o trecho segue em estudo.