Várias mudanças estão prometidas para o bairro de Itaquera. Dentre elas o projeto viário que engloba as ruas Harry Dannemberg, São Teodoro, Campinas do Piauí, Fontoura Xavier, entre outras. Por conta do plano da Prefeitura, algumas destas vias constavam, inclusive, como parte de um processo que envolveria desapropriações. Diante dos fatos, a reportagem desta Gazeta enviou alguns questionamentos para a SPObras ao verificar a presença de técnicos realizando estudos na região.
As perguntas, relacionadas à preocupação de moradores e comerciantes com a possível desapropriação de seus imóveis, indagavam sobre a confirmação da modificação das vias e a fase atual do projeto. Outro ponto abordado dizia respeito às ruas que receberiam a primeira parte das obras e aos tipos de mudanças a serem feitas. As pessoas também quiseram saber, por meio deste semanário, se os locais cujas famílias teriam de sair estavam definidos e quando elas seriam avisadas. A mesma dúvida pairava também sobre os lojistas, que gostariam de informações com relação ao início das construções.
O OUTRO LADO
De acordo com a assessoria da SPObras, as ruas citadas realmente fazem parte do projeto do sistema viário de acesso ao novo Terminal Itaquera e a obra já está contratada. A assessoria revelou, ainda, que o plano está em fase de revisão. Por conta disso, seria possível que as medições verificadas pelos moradores estivessem relacionadas à conclusão do projeto.
Conforme a SPObras, como o projeto está em revisão, ainda não seria possível fornecer informações precisas sobre as possíveis desapropriações que ocorrerão na região. Isto porque os imóveis que serão atingidos ainda não foram definidos.
Com relação às mudanças no viário, a pasta especificou alterações ligadas ao novo viário de acesso ao Terminal Itaquera, mas que haviam sido determinadas no fim de 2014. Farão parte delas, num trecho de oito quilômetros, as avenidas Líder e Itaquera até a confluência da Avenida Radial Leste com a Avenida Jacu-Pêssego.
A assessoria divulgou, ainda, a construção de dois novos corredores de ônibus de canteiro central: um na Avenida Líder (1,8 Km) e outro na Avenida Itaquera (1,2 Km). Com relação às obras de alargamento e duplicação das vias a SPObras sinalizou alterações na Avenida Itaquera (1,4 Km), na continuação da Rua Harry Dannenberg (1,8 Km); Rua São Teodoro (1,7 Km) e canalização do córrego do Rio Verde (1,9 Km), além da construção de um Parque Linear junto à margem do córrego Rio Verde, com aproximadamente 1,9 Km de extensão. A Prefeitura anunciou, também, a construção de 400 HIS (Habitação de Interesse Social) e as obras de dois viadutos. Um deles interligará a Avenida Líder à Rua São Teodoro e Avenida Itaquera (em forma de Y) e o outro será na Rua São Teodoro e ficará interligado à Avenida Líder.
Quando terá inicio a obra de canalização do córrego Rio Verde ?
Quando realmente tera inicio as desapropriações.