No dia 31 de agosto, a presidente Dilma Rousseff esteve em São Paulo para anunciar a liberação de R$ 8 bilhões que serão destinados a obras de mobilidade urbana, drenagem e recuperação de mananciais, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
R$ 3,1 bilhões vão para corredores de ônibus e terminais; R$ 1,6 bilhão para projetos de drenagem; e R$ 3,3 bilhões ao projeto de recuperação de mananciais, principalmente os das represas Guarapiranga e Billings, ambas na Zona Sul.
RADIAL LESTE
A Zona Leste será beneficiada com o corredor da Avenida Radial Leste. Já contratado e com 26 km, receberá R$ 822 milhões. Já o Leste-Itaquera, com 14 km e também contratado, irá ganhar R$ 355 milhões. Ainda em licitação, o Aricanduva, com 14 km, receberá R$ 126 milhões, e o Terminal Itaquera, também contratado, terá investidos R$ 187 milhões.
Os contratos dos corredores Leste – Radial 1, Leste – Radial 2, Leste – Itaquera foram assinados no dia 23 de julho e a ordem de serviço foi dada no dia 30. O início do trajeto será na Avenida Alcântara Machado, entre a Rua da Figueira e a Avenida Salim Farah Maluf, primeira etapa da obra; prosseguindo como Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontim, Rua Antonio Estevão de Carvalho e Rua Dr. Luís Aires até a região de Itaquera.
De acordo com a assessoria da SPObras-Siurb, todos os corredores que já têm contrato assinado podem ter suas obras iniciadas imediatamente. “Isso ocorrerá em alguns dias ou semanas, logo após a implantação do canteiro de obras. O EIA-RIMA – Relatório de Impacto Ambiental – já está pronto e aprovado, por isso houve a assinatura do contrato”, frisou a pasta.
De acordo com a SPObras-Siurb ainda, os projetos têm a preservação do verde e a redução do impacto ambiental como fatores importantes. “Todos os projetos da Prefeitura que envolvem remoção ou alteração da paisagem são realizados com a assinatura do Termo de Compromisso Ambiental, que tem base no artigo 251 da Lei 13.430/02, e Decreto nº 47.145/06. Ou seja, sempre que há a necessidade de cortar ou remanejar árvores a contrapartida da Prefeitura é a compensação ambiental, com o replantio de novas árvores, com um projeto paisagístico adequado.
Depois que estiver concluído o corredor, a faixa exclusiva de ônibus será desativada na Avenida Radial Leste.
LESTE-ITAQUERA
O Corredor Leste – Itaquera, com 14 km, entre o Terminal Vila Carrão, Avenida Dezenove de Janeiro, Avenida Itaquera e Avenida Líder, terá faixa exclusiva à esquerda com pavimento rígido em toda a sua extensão, nos dois sentidos.
Segundo a SPObras, o objetivo é aumentar a mobilidade dos coletivos e os pontos de parada devem ser complementados com faixas adicionais para ultrapassagem, executadas em pavimento rígido.
“O projeto prevê ainda a implantação de dois viadutos no cruzamento da Avenida Itaquera com a Avenida Aricanduva, o que possibilitará tanto ao Corredor Itaquera quanto ao Corredor Aricanduva, maior fluidez neste trecho, que hoje é um grande ponto de congestionamento”, completou a nota encaminhada à redação.