Os presidentes do Conseg-Tatuapé, Guilherme Gonzalez, e Conseg-Parque São Jorge, Eduardo de Almeida, estiveram na última segunda-feira, dia 7, em visita à Central de Atendimento da Prefeitura de São Paulo – Central 156, localizada na Rua do Hipódromo, 1024, na Mooca.
O convite foi feito pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo (SMIT) e eles foram recebidos pelo coordenador da pasta, Rogério Ferreira, juntamente com gerentes do Consórcio BRBPO, que presta o serviço de atendimento para a Prefeitura.
IMPORTÂNCIA
DA VISITA
Guilherme Gonzalez enfatizou a importância da visita e de conhecer todos os detalhes da atividade e de como é feito o atendimento ao cidadão. “O serviço quando funciona, como é o caso do 156, precisa ser divulgado. Na função que ocupamos, esse conhecimento nos facilita para que possamos levar a informação para a população e para que ela entenda que com esse aplicativo pode virar um agente da Prefeitura no encaminhamento de demandas”, destaca.
Eduardo Almeida também ficou impressionado com o tamanho da operação e “a importância de um trabalho institucional de divulgação pelos Consegs para que os munícipes conheçam todas as ferramentas que o aplicativo pode oferecer e que possam utilizá-las de forma correta”, enalteceu.
Durante o encontro, os presidentes aventaram a possibilidade de levar membros da empresa e da Secretaria para uma palestra no Tatuapé para que os moradores possam conhecer melhor o serviço. Rogério Ferreira se mostrou otimista com a ideia e prometeu alinhar agenda para o evento. A ideia é realizar a palestra em um ponto central e com bom espaço no Tatuapé para que todos os moradores possam ter acesso.
NÚMEROS
IMPRESSIONAM
A Central 156 é a maior central de atendimento público da America Latina e que oferece o serviço de atendimento ao cidadão da Prefeitura de São Paulo, disponível 24 horas por dia para solicitações, reclamações e informações sobre serviços municipais. O serviço é oferecido em multicanal e pode ser acessado por telefone (ligando 156), pelo portal SP156, pelo aplicativo SP156 ou pelo WhatsApp (Chat SP156).
A operação da plataforma chama a atenção pela grandiosidade dos números que apresenta. Segundo Rodrigo Barbosa, gerente de operações do consórcio, são cerca de 20 mil atendimentos por dia, totalizando 600 mil por mês. “A central oferece acesso a mais de 1.000 serviços”, destaca ele.
CONTINGENTE
Segundo Lilian Pereira, gerente de retaguarda da BRBPO, a empresa conta com 1.000 colaboradores sendo que desse total 600 são atendentes que trabalham no contato direto com os munícipes. Ela destaca que dos 600 mil contatos mensais, 48,7% vêm pela central telefônica, 39,9% pelo portal, 8,3% pelo aplicativo e outros 3,1% pelo Chatbot.
Regis Santino, outro gerente de retaguarda do consórcio, informou que, entre os serviços mais solicitados na Central SP156 no último trimestre estão: triagem no Cadúnico, atendimento do Programa Baixas Temperaturas, remoção de entulho, avaliação e poda de árvores, serviço de tapa-buraco e serviço de varrição.
COMO ACESSAR
Para acessar os serviços da Prefeitura de São Paulo pelo 156, o munícipe pode ligar para o número 156 (ligação gratuita), acessar o site www.sp156.prefeitura.sp.gov.br, utilizar o aplicativo SP156 disponível para Android e iOS ou salvar o número (11) 3230-5156 e enviar um “olá” pelo WhatsApp e escolher a opção desejada.

