Entidade de ensino que é referência no bairro do Tatuapé promoveu encontro educacional em suas dependências
O Colégio São Francisco de Assis, umas das mais tradicionais escolas do Tatuapé, realizou no último sábado, dia 3 de agosto a primeira Feira de Profissões.
O colégio abriu suas portas para receber a comunidade e toda a rede escolar em prol de um futuro promissor, recebendo diversas faculdades e palestrantes. Entre as faculdades e universidades presentes, estavam ESEG, ESPM, FIAP e UNISA. A Feira de Profissões também teve a participação da CK Trainee, que é uma empresa que oferece estágios.
Segundo Renata Paula Poloni, coordenadora pedagógica do colégio, “foi um dia muito produtivo, momento de tirar dúvidas sobre carreiras e profissões”, ressalta. Para ela, “o brilho nos olhos de cada participante foi o saldo positivo para sabermos que estamos no caminho certo”.
A educadora destaca também que “o Colégio São Francisco de Assis se preocupa muito com o futuro dos estudantes e certamente a vitória deles também é nossa”, e afirma que “essa foi a primeira de muitas Feiras de Profissões que acontecerá em nosso colégio”.
TRADIÇÃO
A Escola Paroquial Nossa Senhora do Bom Parto funcionava em um prédio da paróquia, casarão antigo localizado à Rua Euclides Pacheco, 463, onde foi erguida uma nova construção para funcionar o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Bom Parto, ficando o prédio vazio por longos anos. Em 1938 a missão de continuar a obra educacional foi entregue às Irmãs da Terceira Ordem Seráfica de São Francisco, hoje conhecidas como Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, o que continua até hoje; as irmãs, aliadas a parcerias com leigos e leigas, profissionais da educação, vêm mostrando eficiência e dedicação a esse trabalho tão edificante.
Naquela época, as irmãs assumiram a escola contando com a colaboração no trabalho educacional da senhora Carmelita e duas professoras contratadas pelo padre Bernardo Plar, pároco da Igreja local, além de continuarem com mais uma professora que lecionava na escola desde que a mesma era dirigida pelas Irmãs Vicentinas. O grupo de pioneiras era composto pelos seguintes membros: Irmã Isabel Grässmann (primeira diretora), Irmã Maria Bernarda Keil, Irmã Maria Luiza e Irmã Maria Josefina.
ZONA RURAL
Segundo relatos preciosos, quando as Irmãs Franciscanas chegaram ao bairro do Tatuapé, tudo era muito diferente do que é hoje. Constituído de chácaras e sítios, moravam aqui proprietários e arrendatários. Sem meio de transporte eficiente, o Tatuapé ficava muito longe do centro da cidade de São Paulo.
O ponto mais conhecido, utilizado como referência, era o cemitério da 4ª Parada. Havia muita pobreza na região e os alunos, filhos de arrendatários, pagavam apenas uma taxa simbólica e todo material escolar era oferecido pela escola, cujo prédio passou a pertencer à Congregação em 1946, adquirida por meio de doações e esmolas.
Em abril de 1947, a Escola Paroquial Nossa Senhora do Bom Parto passou a denominar-se Educandário São Francisco de Assis e, em março de 1954, perante várias autoridades e numerosa assistência, procedeu-se a bênção da pedra fundamental do novo edifício, destinado ao funcionamento dos cursos de pré-primário, primário e ginásio.
Em março de 1962, o Educandário São Francisco passou a funcionar também na Rua Euclides Pacheco, 478. Com a implantação do curso ginasial em 1966, o Educandário passou a chamar-se Ginásio São Francisco de Assis. Em fevereiro de 1972, foi autorizado o funcionamento do curso do segundo grau e a instituição passou a denominar-se Colégio São Francisco de Assis, nome que mantém até hoje.