O prefeito Ricardo Nunes esteve na região da Vila Formosa, na última quinta-feira, dia 13, para fechar o ciclo do “Prefeitura Presente”. Antes de inaugurar equipamentos e vistoriar obras pertencentes às regiões administradas pela Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, Nunes concedeu entrevista.
PROTESTOS
Durante o encontro, o prefeito falou sobre as polêmicas ciclofaixas, que estão sendo implantadas pela cidade e devem chegar a mil quilômetros. Para ele, atualmente, é preciso compatibilizar os espaços da cidade com carros, ônibus, motos, caminhões e bicicletas. “Há lugares em que a população elogia o equipamento, mas existem outros onde a crítica é maior”, analisou. Segundo Nunes, o diálogo segue sendo a melhor ferramenta para enfrentar o desafio. Nesse sentido, ele exaltou os debates que envolveram moradores e ciclistas para a formulação dos projetos. “Mesmo assim, os protestos continuam e também devem ser levados em consideração”, ponderou.
BICICLETAS ELÉTRICAS
Em relação ao uso de bicicletas elétricas, Nunes relatou ser possível pensar em concessões. Porém, hoje, a Prefeitura tem contratos com empresas de locação que operam na cidade. Conforme o prefeito, não caberia um modelo de Parceria Público Privada (PPP) para que as pessoas pudessem adquirir essas bicicletas de uma forma mais barata. Atualmente, uma bicicleta elétrica nova, com garantia, custa, em média, R$ 5 mil.
AVANÇO EM SEGURANÇA
Outro tema abordado por Nunes foi sobre a “Faixa Azul”, espaço reservado à circulação de motociclistas nas principais avenidas da cidade. Segundo ele, trata-se de um avanço importante em termos de segurança. “O número de mortes tem diminuído sensivelmente com as novas pistas”, declarou.
MAIS AVENIDAS
De acordo com o prefeito, o projeto, que já existe em avenidas como 23 de Maio, deve ser ampliado para as avenidas Aricanduva, Jacu-Pêssego, das Nações Unidas, marginais Tietê e Pinheiros, entre outras vias. Os estudos estão sendo viabilizados e Nunes afirmou esperar que o projeto alcance 220 quilômetros.
VOLUME DE MOTOS
A análise da eficácia da Faixa Azul leva em conta as características da via, os volumes de motocicletas circulando dentro e fora do espaço da faixa, a tipologia dos acidentes e o fato de as ocorrências terem gerado danos materiais ou pessoas feridas.