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Morador do Jardim Anália Franco foi até o Conseg Tatuapé para reclamar da ciclofaixa instalada na Rua Bento Gonçalves. Desde janeiro deste ano o equipamento vinha gerando polêmica na região, com pessoas sendo contra e outras a favor do espaço. Nove meses depois do funcionamento das pistas para bicicletas, está de volta a discussão sobre a sua efetividade. O debate se refere ao fato das faixas não exercerem a função de alcançarem espaços de lazer, como parques, ou de direcionarem os ciclistas a terminais de ônibus e Metrô.
RISCO DE ACIDENTES
Outro ponto ainda em questão é o risco de acidentes que permanece tendo em vista o intenso movimento de carros, motos e caminhões no endereço. Muitos motoristas continuam invadindo a direção contrária da rua para desviar da ciclofaixa. No mesmo trecho do equipamento, a permissão para estacionar de um dos lados também dificulta a vida dos condutores. Quem mora na região chegou a solicitar a transferência da ciclofaixa para a Rua Barão do Serro Largo, mas o pedido não foi atendido.
REVISÃO NAS OBRAS
As críticas continuam em relação à falta de segurança e às falhas de interligação com outras ruas e avenidas. Dentre os argumentos, um deles diz respeito à condição de que a ciclofaixa não chega a lugar nenhum. Por outro lado, há pessoas pedindo a revisão das obras, com a readaptação de espaços, instalação de mais placas de sinalização e proibição de estacionamento. Ao mesmo tempo, existe quem aprove o equipamento e peça um reforço nas campanhas de conscientização dos motoristas.
CICLORROTAS E CICLOVIAS
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), a cidade possui 684,0 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 651,9 km de ciclovias/ciclofaixas e 32,1 km de ciclorrotas. Conforme o órgão, para usufruir da integração modal, o ciclista conta com 7.192 vagas em 72 bicicletários e 802 vagas em 29 locais com paraciclos, integrados ao sistema de transporte.
A foto que ilustra a matéria é perfeita para mostrar como falta educação aos motoristas quanto ao respeito às ciclofaixas, que devem ser um espaço sagrado para a proteção das vidas dos ciclistas. Se a rua tem muito trânsito de carros é lá que a necessidade de uma ciclofaixa é maior. E o motorista não deve invadir a ciclofaixa jamais (foto).