Sr. redator:
“Em atenção à reportagem publicada na Gazeta do Tatuapé intitulada ‘Comerciantes continuam sem resposta’, temos a informar que a Cidade de São Paulo está passando por um grande reordenamento no trânsito para melhorar os deslocamentos de todos. Estamos enfrentando o desafio de melhorar a circulação da nossa metrópole e isso só é possível a partir de um investimento maciço e generalizado no transporte coletivo.
Nosso slogan Operação Dá Licença Para o Ônibus tem conseguido cumprir o objetivo colocado à população desde o início do ano, ou seja, priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. O estudo mais recente sobre a velocidade média dos ônibus pelas faixas exclusivas indica que o aumento médio da performance foi 48,1%, ou seja, de 13,8 km/h para 20,4 km/h.
Na Região Leste a melhora foi na casa dos 35%. No período da tarde, por exemplo, a velocidade nas faixas subiu de 14,8 km/h para 20 km/h.
Aliado a isto, todas as implementações de faixas exclusivas são monitoradas. O objetivo é observar o fluxo de veículos e realizar ajustes que eventualmente precisem ser efetuados. Para isto, contamos com as ponderações de todos os usuários, sempre no sentido de melhorar o transporte coletivo.
A faixa exclusiva implantada na Vila Carrão é um exemplo da importância de priorização do transporte coletivo. Na principal via que integra a faixa, a Avenida Conselheiro Carrão, passam 21 linhas de ônibus no sentido centro, entre as ruas Manilha e Valentim Xavier. Isso significa um benefício para cerca de 183.734 passageiros por dia útil.
Vale ressaltar que a fiscalização realizada pela CET nas faixas exclusivas é realizada com bastante critério. É resguardado aos motoristas o direito de acessar os estabelecimentos comerciais e residenciais mesmo que o trecho não apresente a sinalização pontilhada. A autuação só é lavrada quando o agente identifica a clara intenção do motorista em circular pelo eixo exclusivo, e não apenas fazer as conversões e acessos autorizados.
Em todas as situações, a razoabilidade é fator preponderante na hora de lavrar a multa. Se o veículo tiver oportunidade de mudar de faixa, mas resolve seguir pela via exclusiva, então a multa está caracterizada. Mas há contextos que ocorrem no dia a dia, no momento do trânsito, onde o agente é preparado para avaliar todos os cenários e só emitir a autuação quando a infração estiver perfeitamente caracterizada.”
Assessora de Imprensa
Senhora assessora, ao não se identificar ,então podemos concluir ou melhor deduzir que você possa ser ser uma daquelas estagiárias treinadas e orientadas para dar a mesma resposta de sempre, defendendo a atuação desses senhores tão bem treinados :agentes de transito.
O Prefeito estabeleceu uma meta de quilometragem a ser feita ,de corredores de ônibus e para fazer isso, faz corredor até em ruas de um veiculo só. Como se isso fosse resolver o problema de transporte coletivo e transito e vocês são obrigados ou querem abraçar essa idéia talvez por necessidade ou por simpatia a quem comanda.
Aumentou a velocidade dos ônibus? e quanto diminuiu a velocidade dos automóveis e caminhões?Quanto aumentou o número de passageiros?
Voltando ao assunto de agente da CET ,o que eles menos tem é razoabilidade, eles multam pois precisam mostrar serviço e a direção da CET só vê serviço se tiver multa.
É difícil ou melhor nunca vi um agente desses no meio de um engarrafamento ,gesticulando ou apitando para que o fluxo ande mais rápido(que saudades daqueles antigos policiais de transito que sabiam agir na hora do engarrafamento).
Gostaria de saber o porque se vê muito pick-ups da CET ,paradas em ruas sem movimento com o agente de transito dentro escrevendo e isto não é difícil de se ver. Será que estão passando a limpo multa? será que estão ali parados a espera de um infrator ou um pseudo infrator. É só prestem bem a atenção e verão sempre uma pick-up dessas estacionadas em locais de pouco movimento com o agente dentro, isso é razoabilidade?
Falar em critério e razoabilidade de agentes de transito? é pura piada.