A CET abandonou a ideia de verificar a travessia irregular de pedestres que ocorre em frente à estação Corinthians-Itaquera do Metrô. A Companhia de Engenharia de Tráfego chegou a informar, por meio de nota, que colocaria novas grades e correntes na Avenida Radial Leste, sentido bairro, em frente ao abrigo de ônibus. O órgão havia relatado que os passageiros seriam conduzidos a utilizarem a faixa de pedestres ou a passarela para chegarem ao Metrô ou ao Terminal de Ônibus.
RISCO ALTO
Como a CET desistiu do investimento, o risco de atropelamento continua alto, pois as pessoas continuam atravessando a avenida entre os carros, mesmo com o semáforo verde para os veículos. Raramente alguém que desce do coletivo respeita a demarcação de solo. Por conta disso, os motoristas precisam redobrar a atenção para não atropelar ninguém.
ENTRE 18 E 20 HORAS
O problema, como registrado anteriormente, acontece principalmente entre as 18 e 20 horas, quando o fluxo de passageiros é maior. Muitos motoristas continuam se assustando ao ver tantos pedestres no meio da avenida e acabam freando bruscamente. Outros desviam perigosamente das pessoas, pois não dá tempo de parar. Em muitos momentos os passageiros não prestam atenção nos veículos porque estão caminhando em grupos.
IDOSOS, JOVENS E CRIANÇAS
José Urbano afirmou ter freado o carro junto ao ponto de ônibus e esqueceu de prestar atenção no motorista de trás. “Ele desviou de mim e só não atropelou várias pessoas porque elas correram apavoradas. Não dá para acreditar, mas mães com crianças de colo, idosos, jovens e crianças maiores correm no meio das pistas e nem olham para os carros”, avisou.
PERIGO IGNORADO
Sem o investimento, permanece o medo de que algo mais grave aconteça. Primeiro porque veículos mais pesados não conseguem frear com rapidez no caso de algum pedestre correr por trás do ônibus para atravessar. E segundo porque as pessoas simplesmente ignoram o perigo.
SEM ORIENTAÇÃO
O projeto da CET ficou no papel e o possível trabalho de orientação também não seguiu adiante. Os únicos momentos em que o órgão mantém uma presença maciça no local são quando os torcedores caminham na direção da Arena Corinthians. Jogos à parte, não existe sequer a orientação a respeito do tema travessia.
TRAGÉDIA ANUNCIADA
As pessoas definem seus caminhos sob a possibilidade de serem atingidas pelos motoristas. Para Orlando Pereira, infelizmente os controladores de tráfego estão esperando ocorrer algo mais grave para tomar uma providência. “Essa denúncia é antiga e já foi registrada várias vezes. Tomara que a Prefeitura verifique a realidade para criar mecanismos de proteção”, pensou Pereira.
Nem pra botar uma plaquinha de pedestre e outra de 30 ou 40 km/h, igual fizeram na frente da USTJ da Mooca? Pra desviar mais dinheiro sem solucionar o problema, poderiam colocar também aqueles semáforos de amarelo piscante. O ideal mesmo seria uma LOMBOFAIXA.