A região da Vila Prudente recebeu a 13ª unidade escolar das 45 que a Prefeitura pretende entregar até 2024. É o Centro de Educação Infantil (CEI) Ismael Ivo, com capacidade para ofertar até 200 vagas para crianças de zero a três anos.
INVESTIMENTO
Com investimento de R$ 4,9 milhões, o CEI possui infraestrutura para receber os alunos de forma segura e acessível. A unidade dispõe de seis salas de minigrupos, três berçários, brinquedoteca, solário (espaço para realização de atividades ao ar livre), duas salas de banho e troca, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), cozinha, refeitório, salas para coordenação e professores.
EQUIPAMENTOS
Seguindo as diretrizes adotadas em todas as obras executadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), bem como as normas de acessibilidade vigentes, a escola está equipada com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis, além de contar com equipamentos sustentáveis, como água de reuso e placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros.
PRIMEIRA INFÂNCIA
O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, ressaltou a importância do atendimento de crianças na primeira infância. “Esse período estabelece as bases para o futuro desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente, por isso proporcionamos a criação de espaços de convivência nessa idade”.
ISMAEL IVO
Nascido na Vila Prudente, Ismael Ivo foi um dos mais importantes dançarinos e coreógrafos do País. Reconhecido pela atuação em diversas áreas da dança, ao lado de grupos importantes e em eventos internacionais, se notabilizou após atuar por mais de três décadas na Europa. Após um convite da Secretaria Municipal de Cultura, em 2017, mudou-se de Berlin e assumiu a direção artística do Balé da Cidade de São Paulo, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo. Ivo morreu em 2021, aos 66 anos, em decorrência de complicações da Covid-19.
SOCIEDADE CIVIL
Segundo a Secretaria da Educação, o atendimento é feito por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), garantindo o serviço às famílias cadastradas. Atualmente, já são mais de 350 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos CEIs.