Motoristas que transitam pela Avenida Jacu-Pêssego entre São Mateus e São Miguel precisam contar com a sorte para não se envolver em acidentes. Esta afirmação é feita por diversas pessoas obrigadas a fazer este percurso para seguir em direção ao trabalho ou voltar para casa. O mecânico Carlos Soares, por exemplo, disse que teve de acelerar na saída da Rodovia Ayrton Senna em direção a Itaquera para não ser ‘atropelado’ por uma das carretas.
‘PONTO CEGO’
Segundo ele, os veículos grandes não diminuem a velocidade ao entrarem em área urbana. Carlos afirmou que a desaceleração só ocorre na proximidade do primeiro semáforo, do contrário, é melhor mudar de faixa e deixar a carreta passar. Outro problema, conforme o mecânico é o chamado ‘ponto cego’, quando o condutor do caminhão não enxerga o carro de passeio, por ser mais baixo. “Muitos saem para a faixa da direita sem ao menos dar seta e nós é que sofremos para frear bruscamente”, reclamou.
BURACOS
Outra questão que tem preocupado os motoristas está relacionada à quantidade de buracos existentes nas pistas da avenida. A falta de manutenção, as chuvas e o tráfego de veículos pesados estão entre os principais fatores de formação de verdadeiras crateras na Jacu-Pêssego. No entanto, moradores relatam que há mais de um ano a via só tem recebido o serviço de tapa-buraco cujo tempo de duração é curto por conta do volume de trânsito.
ESCURIDÃO
Em muitos trechos a passagem só é possível com o acionamento do farol alto, pois não existe iluminação. Na região de São Miguel, por exemplo, foram feitas várias denúncias de roubos de fios, mas o problema ainda não foi solucionado. Próximo a Itaquera, a falta de poda nos eucaliptos plantados no canteiro central atrapalha a iluminação. Antes de chegar à Avenida Ragueb Chohfi, o motorista é obrigado a conviver com a baixa luminosidade causada pela precariedade de postes e lâmpadas.
CORREDOR
Esta realidade leva muitas pessoas a questionarem a possível solução proposta para a avenida pelo projeto de corredor de ônibus previsto para o local. Segundo a Secretaria Estadual dos Transportes, a via receberá o Corredor Perimetral Leste – Jacu Pêssego, com extensão total de 26 quilômetros. O plano prevê, ainda, o começo das obras para o início deste ano e sua conclusão para maio de 2014, a tempo de atender à abertura da Copa do Mundo.
Conforme a EMTU, o Corredor é necessário para atender permanentemente a demanda de usuários do transporte público na ligação entre o ABC paulista e o Nordeste da Região Metropolitana de São Paulo (Guarulhos). A demanda diária prevista é de 153 mil usuários. Com relação ao projeto, estão previstas, ainda em caráter preliminar, 27 paradas, com média de uma parada por quilômetro.
Concordo plenamente com o Sergio, os caminhões estão tomando conta da Jacú Pessego, onde estão os Orgãos Fiscalizadores com suas cameras exuberantes para multar estes motoristas que não respeitam as faixas destinadas a eles, pois transitam nas quatro faixas da Jacu Pessego causando acidentes com motociclistas que estão migrando cada vez mais para a Jacu Pessego. O trajeto de São Mateus até Sao Miguel esta levando quase uma hora devido os caminhões usarem todas as faixas e quando buzinamos ou reclamamos eles jogam os caminhões em cima, isto é um absurdo, ora bolas eles estão trabalhando e enquanto eu estou tentando chegar em casa para descansar.
QUEM VAI FISCALIZAR???????????????