O prefeito Fernando Haddad anunciou, no dia 27 de fevereiro, a finalização de seis licitações de corredores de ônibus e obras viárias, no valor total de cerca de R$ 1,4 bilhão. O resultado foi publicado no Diário Oficial do dia 26.
As obras contemplam os corredores Leste Radial 1 (12 km) e Radial 2 (5 km), o corredor do sistema viário Capão Redondo-Campo Limpo-Vila Sônia (12,1 km) e a reforma do corredor da Inajar de Souza (14 km). Também estão no pacote o Complexo Viário de Acesso ao Terminal Jardim Ângela (1,5 km de obras) e o Terminal Jardim Ângela (74 mil m²).
“Já abrimos os envelopes de propostas e temos as empresas vencedoras. Agora há o prazo para contestação”, explicou Haddad. O início das obras depende do andamento das eventuais desapropriações. As empresas pré-qualificadas no certame entregaram os envelopes com suas propostas comerciais no dia 20 de fevereiro.
INVESTIMENTOS
Os investimentos fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana da administração, que inclui a recuperação dos corredores já existentes, a construção de 150 km de novos corredores e a criação de 150 km de faixas exclusivas para ônibus. De acordo com o prefeito, a meta é concluir o primeiro ano de governo com 66 km licitados e 84 km com projeto para licitação.
No início do mês Haddad divulgou a retomada de alguns dos processos de licitação que estavam sendo analisados pela Justiça para a construção de novos corredores.
De acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), trata-se de um processo realizado pela Prefeitura por meio da SPObras, que decidiu dar continuidade parcial ao Programa de Mobilidade Urbana, conforme foi publicado no dia 2 de fevereiro, no “Diário Oficial da Cidade de São Paulo”.
TRECHOS NA ZONA LESTE
Em contato com a São Paulo Transporte (SPTrans), a pasta informou que o corredor terá início na Avenida Alcântara Machado, entre a Rua da Figueira, e o primeiro trecho segue até a Avenida Salim Farah Maluf. Depois prossegue como Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontim, Rua Antonio Estevão de Carvalho e Rua Dr. Luís Aires, até a região de Itaquera.
Por enquanto, somente estas informações foram passadas. Detalhes relacionados ao projeto, questões ambientais e paradas programadas, só depois que o processo de licitação estiver totalmente concluído.
AINDA EM ANÁLISE
Enquanto isso, os projetos Leste-Aricanduva (14 km); Leste-Itaquera (6,1 km); e o Complexo Viário de Acesso ao Terminal Rodoviário/Urbano Itaquera (8 km), próximo à estação do Metrô Corinthians-Itaquera, na Rua Dr. Luís Aires, ainda seguem em análise.