Desde abril do ano passado a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não divulga informações sobre o novo corredor de ônibus da Avenida Jacu-Pêssego, o BRT Metropolitano Perimetral Leste. Em dez meses parece que o projeto está travado, pois a última previsão da empresa era de que as obras tivessem início em julho de 2014. Nesse período também, a assessoria da EMTU revelou que aguardava a emissão de licença ambiental para a contratação das obras do trecho 2 e a publicação do Decreto de Utilidade Pública em áreas com previsão de serem desapropriadas. O corredor, que terá 14,4 km, ficará entre o limite do município de Guarulhos e São Paulo e a nascente do Aricanduva, no bairro de São Mateus.
R$ 428 MILHÕES
De acordo com o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, o BRT Perimetral Leste está entre oito empreendimentos da Secretaria dos Transportes. O projeto tem uma previsão de custo de aproximadamente R$ 428 milhões, contando obtenção de alvará, implantação de sinalização viária, licença ambiental, prospecção arqueológica, entre outros detalhes.
Ivan Regina, gerente de planejamento da EMTU, disse que a Jacu-Pêssego receberá 171 ônibus articulados para atender cerca de 175 mil passageiros por dia. O plano ainda propõe acessos para estações de trem e metrô, além de três níveis de transporte: com paradas, semi-expresso e expresso.
PASSARELAS
Para quem não se lembra, o sistema prevê 25 estações e dois terminais, faixas exclusivas e baias de ultrapassagem. Nos pontos de parada estão previstas passarelas ou faixas semaforizadas, bem como elevadores e escadas rolantes. Para saber mais sobre o cronograma atual das obras e sobre os problemas burocráticos encontrados pela empresa, a reportagem entrou em contato com a assessoria da EMTU na semana anterior.
O OUTRO LADO
Conforme a empresa, o projeto básico, estudos para licenciamentos ambientais e desapropriações para o Trecho 2 do BRT Perimetral Leste, que será construído ao longo da Av. Jacu-Pêssego, entre os municípios de Guarulhos e São Paulo, foram contratados em novembro 2013 e estão sendo finalizados. A EMTU esta providenciando agora, a contratação do projeto executivo e segue com os processos para obter a Licença de Instalação – LI, junto à Cetesb.
Segundo a EMTU, o BRT Metropolitano Perimetral Leste terá 26,7 km de extensão divididos em três trechos: o primeiro, do Terminal Metropolitano Cecap, no limite do município de Guarulhos/São Paulo, com 7,7 km de extensão. O segundo, ao longo da Jacu-Pêssego, no limite entre os municípios de Guarulhos e São Paulo, com 14,4 km de extensão. A assessoria revelou que este trecho foi priorizado para o desenvolvimento dos projetos e obras, devido à demanda. O último trecho será ao longo da Avenida Ragueb Chohfi, com 4,6 km de extensão (com projeto de adequação do Terminal São Mateus). A construção do viário ficará a cargo da SPTrans.
A primeira fase de implantação, que envolve o segundo trecho interligará os corredores metropolitanos Guarulhos – São Paulo (em construção) e o ABD (São Mateus – Jabaquara). Foram projetadas 15 estações de embarque e desembarque, oito passarelas e a Estação de Transferência Dom Bosco, onde haverá integração com os trens da CPTM.
O BRT Perimetral Leste, quando totalmente implantado, terá integração nos terminais metropolitanos Cecap (com projetos de ampliação e adequação em desenvolvimento), em Guarulhos, e o Terminal São Mateus, que para sua remodelação foi contratada elaboração de projeto funcional do complexo intermodal, incluindo ainda uma requalificação urbana na região.