A Sabesp está realizando obras de implantação de tubulação na Avenida Dr. Assis Ribeiro a cerca de dois anos. Após a reclamação de passageiros que se utilizam do transporte público que passa pela avenida, o vereador Toninho Paiva afirmou ter pedido explicações à presidência da empresa de saneamento. Segundo os moradores, o asfalto está esburacado, há muito desconforto e eles correm o risco de sofrer quedas no interior dos ônibus.
Com a situação, o parlamentar também pediu a atenção da Superintendência das Usinas do Asfalto, pois a situação está insustentável.
QUESTÕES
Quando esteve na Sabesp, em julho de 2012, o vereador relatou ter feito os seguintes questionamentos: qual a finalidade da obra, o prazo de sua conclusão, os bairros beneficiados, quantidade de pessoas que serão atendidas e previsão de início do recapeamento da avenida.
Como resposta à solicitação, em agosto de 2012, a Sabesp informou que, com relação à reposição do asfalto, o pavimento é executado imediatamente após a tubulação ser instalada. No entanto, a entrega estava prevista para dezembro do ano passado. De acordo com dados de 2010, da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, os bairros Ermelino Matarazzo, Cangaíba, São Miguel, Engenheiro Goulart e Vila Sílvia, somam aproximadamente 386 mil habitantes.
OFÍCIO
Este ano, Paiva enviou o ofício número 132/2013 para cobrar a conclusão da obra. Em maio, a Sabesp enviou uma nota técnica afirmando que até meados de agosto o serviço deveria ser concluído. Também justificou que o atraso nas obras se deve a trechos em rocha com quantidades maiores do que as previstas inicialmente. Por esse motivo houve a necessidade de execução dos túneis manualmente, com a utilização de explosivos, o que de acordo com a nota é um processo mais demorado do que se a implantação fosse feita com uma máquina tuneladora.
Em vista do não cumprimento deste novo prazo por parte da Sabesp e após ter ouvido as reivindicações dos passageiros da região, Paiva esteve, no último dia 4, na Superintendência das Usinas do Asfalto e conversou com o engenheiro Sérgio Alcalá. Conforme o técnico, o órgão vai responder pelo recapeamento da avenida.