Evento, que reuniu mais de mil pessoas e arrecadou 1,5 mil quilos de alimentos, marcou os 90 anos da SAEA e os 40 anos do Colégio Agostiniano Mendel
Mais de mil pessoas participaram, no último domingo (8), da Corrida e Caminhada da Solidariedade, um evento em comemoração aos 90 anos da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA) e aos 40 anos do Colégio Agostiniano Mendel. A corrida ocorreu no Parque Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), situado na zona leste de São Paulo.
Além de promover a atividade física, a corrida teve um propósito beneficente, arrecadando 1,5 mil quilos de alimentos não perecíveis, destinados à Comunidade Confiança.
“A celebração conjunta dos 90 anos da SAEA e dos 40 anos do Colégio Mendel, por meio desta corrida e caminhada, foi um momento de união e confraternização familiar. Isso reforça nosso papel de farol na comunidade, comprometido em colaborar para um mundo melhor. Foi uma celebração memorável”, destacou Eduardo Flauzino, vice-presidente da SAEA e diretor-geral do Mendel.
O evento incluiu uma corrida de 5 km, para participantes a partir de 16 anos, e uma caminhada de 2,5 km, aberta a interessados de todas as idades. Os grandes vencedores foram Josefa Wanderleia de Souza e Vinicius Stucchi, que completaram os 5 km em 21’12’’ e 17’03’’, respectivamente.
“Fiquei emocionada. Praticar esporte e cuidar da saúde são essenciais. Ganhar no Parque Ceret, que considero minha casa, foi emocionante. Além disso, o caráter solidário do evento foi um grande motivador para minha participação”, relatou Josefa.
Para Stucchi, que dedicou a vitória à filha Barbara, aluna do Colégio Mendel, a corrida solidária teve um significado especial. “Participar por uma causa nobre é fundamental. Independentemente de ganhar, o importante é contribuir com a Comunidade Confiança e seguir o caminho da ajuda ao próximo, sempre buscando ser o mais caridoso possível”, afirmou.
Todos os participantes receberam medalhas pela participação. Além disso, foram oferecidas premiações com troféus para os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino e para os três primeiros colocados, masculinos e femininos, na categoria para competidores com 60 anos ou mais.
Sobre a SAEA
Fundada em 1934, a Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA) é uma associação civil e filantrópica, sem fins lucrativos, comprometida com causas beneficentes, educativas, culturais e assistenciais.
Em sua trajetória em 90 anos, sempre se dedicou à educação e a obras beneficentes, mantendo colégios, creches, restaurantes populares e uma casa de acolhida. São décadas de trabalho assistencial, fornecendo gratuitamente alimentação, uniformes e material escolar a crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Embora sua sede seja em São Paulo (SP), a SAEA possui obras em Goiânia (GO), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Pirassununga (SP) e Bragança Paulista (SP). Atualmente, por meio de suas obras assistenciais, proporciona atendimento gratuito a mais de 2.300 crianças, distribui mensalmente mais de 50.000 refeições e 1.250 cestas básicas.
A SAEA tem em suas instituições educacionais um instrumento não só de ensino, mas de formação eficiente de suas comunidades. Em suas obras sociais, visa proporcionar assistência a crianças e adultos em situação de vulnerabilidade, transformando a vida e a sociedade da qual faz parte.