Artesãos que atuam no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé, estão negociando com a Subprefeitura Mooca para conseguirem retornar à Praça Coronel Sandoval de Figueiredo. Segundo a coordenadora do grupo, Denuzia Soares, o espaço próximo à estação Tatuapé do Metrô vinha sendo ocupado há nove anos pelos artistas. No entanto, como não havia documentos de garantia para a manutenção deles no local, a Prefeitura sugeriu que eles ficassem apenas no Bom Parto, de quinta-feira, das 8 às 17 horas; e aos sábados, das 8 às 14 horas.
TÔ LEGAL
Conforme uma das artesãs, não há como incluir a atividade delas no programa “Tô Legal!”. Muitos donos de barracas chegaram a obter o documento, mas o mesmo não tem validade quando se trata de artesanato. Diferente dos comerciantes de alimento que podem se valer do projeto para vender seus produtos na praça.
FISCALIZAÇÃO
De acordo com os trabalhadores, uma equipe de fiscalização foi até a Praça Coronel Sandoval e pediu que todos saíssem da praça. A alegação era a de que estariam ocupando o espaço de maneira irregular. O mesmo fato ocorreu quando os artesãos estavam utilizando a Praça Silvio Romero.
DIFICULDADE
Dessa forma, as pessoas que produzem peças de artesanato estão com dificuldade de formar uma clientela. Outra questão, segundo os trabalhadores, está ligada ao fato de que os grupos, em sua maioria, são formados por idosos ou pessoas que não conseguem se inserir no mercado de trabalho. Os artesãos revelaram depender de suas vendas para sobreviverem integralmente ou complementarem suas rendas.
IMENSOS DANOS
Para eles, deixar de trabalhar dois dias (no caso, terças e sextas) causará imensos danos a todos. De acordo com o documento encaminhado pelos donos de barracas, em contraste com a decisão da subprefeitura, as feiras de artesanato do Município são legalizadas pela Lei 10.311/87. Sem contar o Decreto 43.798/03, pela Portaria 040/SP/MO/GAB/06. Todos se encontram vigentes.
OUTRAS FEIRAS
Da mesma forma, os artesãos relataram que as decisões não foram revogadas, até a presente data. Basta ver o funcionamento das feiras da Liberdade, República, Trianon-Masp, Moema, Vila Maria e Largo Nossa Senhora do Rosário, de diferentes subprefeituras.