Em setembro do ano passado a Rua Antônio de Barros foi recapeada, entre a Avenida Radial Leste e a Rua Emília Marengo. Este mês, a partir do dia 8, a Secretaria Municipal das Subprefeituras iniciou o serviço de recapeamento na Rua Itapura, com término previsto para o próximo dia 30. Conforme a secretaria, a data de término pode sofrer alterações. Com relação a outros locais que irão receber o serviço na região da Mooca, o que estranhou foi o fato da assessoria ter apontado a Rua Antônio de Barros novamente como beneficiada. Fora esta, o órgão ainda apontou a Avenida Vereador Abel Ferreira, a Avenida Aricanduva e a Rua Coimbra.
E AS OUTRAS RUAS?
Enquanto isso, várias ruas do Tatuapé seguem esperando para serem recapeadas. A Euclides Pacheco é uma delas, pois, até agora, apenas parte da via foi contemplada. Entre as ruas Monte Serrat e Francisco Marengo, por exemplo, a Subprefeitura Mooca só oferece o serviço de tapa-buraco.
MÁ QUALIDADE
E mesmo esta ação, quando ocorre, os motoristas reclamam da má qualidade dos remendos. André Santana, por exemplo, acredita que os profissionais deveriam dar continuidade ao nivelamento da rua e não criar uma série de lombadas. Para ele, com o dinheiro gasto no tapa-buraco, a Prefeitura já teria recapeado não só o trecho em questão, mas a rua inteira.
MILHARES DE CARROS
Conforme o motorista, enquanto o recapeamento continuar sendo direcionado a outras áreas administradas pela Subprefeitura Mooca, o Tatuapé será sempre prejudicado. “Isso porque o bairro recebe milhares de carros todos os dias, tanto do público flutuante, como de novos moradores que estão chegando aos condomínios recém-lançados”, concluiu Santana.
AINDA HÁ PARALELEPÍPEDOS
Em ruas como a Comendador Gil Pinheiros, há trechos de asfalto e de paralelepípedos. Nesse caso, a ação da Prefeitura só ocorre quando alguma pedra se solta e é preciso cobrir o buraco. Contudo, moradores sugerem que o órgão defina se as pedras vão ficar à mostra ou se toda a via será coberta por asfalto. Dentro do conceito ambiental, o paralelepípedo é utilizado para que o solo se torne mais permeável durante as chuvas. Nesse sentido, a administração deveria escolher qual é a melhor alternativa para quem circula no bairro.