• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
domingo, 6 de julho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home O Povo Quer Saber

Anatel demorou para agir

01/08/2012
emO Povo Quer Saber
Reading Time: 3 mins read
1
Anatel demorou para agir

Inês critica a qualidade da telefonia no Brasil e diz que os contratos com os consumidores não são respeitados pelas teles.

5
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

São Paulo – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) demorou a punir as operadoras de telefonia móvel pela má prestação de serviço, além de desrespeitar prazos de instalação e fornecer um atendimento insatisfatório, de acordo com Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

 

VejaTambém

IPVA será devolvido a donos de 39 mil carros roubados em SP

Moradores apontam terrenos com água parada e risco de dengue

Assembleia Legislativa aprova a Lei Orçamentária para 2024

Mega da Virada: o sorteio mais esperado do ano no Brasil

PUBLICIDADE
Inês critica a qualidade da telefonia no Brasil e diz que os contratos com os consumidores não são respeitados pelas teles.

 

A senhora tem dito que a ação da Anatel aconteceu atrasada. Por quê?
Na opinião da Proteste, a Anatel demorou muito para agir. Há vários anos este setor é alvo de queixas dos consumidores sem qualquer punição ou fiscalização por parte da agência reguladora. É lamentável chegar ao ponto de suspender as vendas de planos de voz e dados destas corporações, mas há fartas causas para isso ocorrer, como as excessivas reclamações dos consumidores, falhas de cobertura e descumprimento das velocidades oferecidas nos contratos.

Suspender as vendas não foi uma medida forte demais?
A situação chegou ao limite. Não foi exagero interromper as vendas porque há anos os clientes pagam caro por um serviço ineficiente que descumpre contratos, além da má prestação de serviço de atendimento ao consumidor. As operadoras não solucionam os problemas dos clientes, mas se o consumidor ignora o pagamento de uma conta de um serviço mal fornecido, as pessoas terão o nome cadastrado nos serviços de proteção ao crédito. Este método caracteriza uma cobrança indevida. É comum também demorar a instalar equipamentos e desbloquear aparelhos.

Até o momento, as operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC não sofreram punição, mas ainda devem entregar um plano de investimento. Como você avalia esta situação?
Entendemos que todas as empresas precisam entregar um plano de investimento em infraestrutura. Hoje, elas dedicam quantias apenas para áreas que favorecem elas mesmas. Elas não investem na qualidade do serviço, por exemplo, e isso é ruim para o consumidor. O reflexo deste cenário pode ser verificado no sinal fraco emitido pelas antenas, falhas na cobertura de rede e redução de velocidade de internet.

A rede móvel se expandiu muito rápido nos últimos anos. A Anatel falhou ao não acompanhar adequadamente esse processo?
Houve uma conduta reiterada de desrespeito às leis, aos contratos e aos consumidores, além de uma conduta complacente da Anatel. Falta fiscalização por parte da agência. Ela deveria acompanhar o avanço das redes móveis nas cidades e monitorar o cumprimento de metas. As operadoras avançam em cobertura de área sem ter qualquer plano de melhorias ou problemas solucionados.

Esta ação ajudará a melhorar o 4G no Brasil?
Esta é uma preocupação real. Houve leilão de lotes da rede 4G, mas será que o consumidor irá pagar e navegar em uma rede 4G com velocidade de conexão 3G? Hoje, as operadoras comercializam planos de internet com velocidade inferior ao prometido. Então, é preciso ver se a discussão que acontece agora se refletirá em mudanças no futuro. Nós ainda temos dúvidas.

As medidas podem resultar em um serviço mais caro ao consumidor?
Hoje, os planos brasileiros de voz e dados estão entre os mais caros do mundo. As corporações tiveram chances de investir. Agora, as empresas de telefonia devem provar que podem fornecer um serviço de melhor qualidade e manter o mesmo preço. A Proteste também criou um simulador online que compara os planos de telefonia no Brasil. Apesar do discurso de que há muitas promoções e competição, o que vemos são planos ruins por preços caros demais.

Qual a melhor forma de o consumidor contribuir para a melhoria do serviço?
Sempre que houver uma reclamação, o cliente deve participar e comunicar o fato por meio do atendimento ao cliente da operadora. Se a situação permanecer da mesma maneira, é necessário anotar o protocolo de atendimento e acionar a Anatel pelo telefone 1331 ou por meio do formulário online no site da Anatel. Há também os órgãos de defesa do consumidor. Vale lembrar que esta decisão da agência é baseada na quantidade de reclamações dos consumidores e reclamar é uma maneira de participar deste contexto de melhorias.

PUBLICIDADE

Comentários 1

  1. valter dolberth says:
    13 anos atrás

    eu nao entendo como q as operadoras vendem tanto celular tem tarifas altas ganham bastante dinheiro com a venda de chips e aparelhos e nao tem dinheiro para investir na qualidade dos servicos , afinal para onde vai o dinheiro q as operadoras ganham ?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4096 Compartilhamentos
    Compartilhar 3105 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    512 Compartilhamentos
    Compartilhar 205 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    284 Compartilhamentos
    Compartilhar 114 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.