Sr. redator:
“Apesar de conhecer pouco sobre o problema e ter noção de que o consumo de álcool começa desde mais cedo do que imaginamos, não posso negar que fiquei perplexo diante das constatações.
É fato que quanto antes se inicia o hábito do uso do álcool, maiores os riscos de dependência química no futuro. Porém, os dados apresentados pela (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012 – Pense), chegam a ser preocupantes.
A pesquisa escolheu o 9º ano por ser considerado o mínimo de escolarização considerada necessária para responder ao questionário e a proximidade da idade de referência preconizada pela Organização Mundial da Saúde, que é de 13 a 15 anos.
Tanto na PeNSE de 2009, quanto no de 2012, a experimentação de bebida alcoólica foi avaliada com as seguintes perguntas (e seus respectivos resultados):
Alguma vez na vida, você já experimentou bebida alcoólica? em 2012, esse indicador correspondeu a 70,5% para o conjunto dos municípios das capitais, mantendo-se estável em relação a 2009 (71,4%), 66,6% dos escolares já haviam testado a bebida alcoólica, sendo esse indicador maior nas regiões Sul (76,9%) e Centro-Oeste (69,8%) e menor nas regiões Norte (58,5%) e Nordeste (59,6%).
Alguma vez na vida, você tomou uma dose de bebida alcoólica (uma dose corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho, uma dose de cachaça, ou uísque)? Mais de 50% dos escolares responderam positivamente, variando de 56,8%, na região Sul, a 47,3%, na região Nordeste. Meninas (51,7%) apresentaram uma proporção maior nesse indicador do que os meninos (48,7%).
Que idade você tinha quando tomou a primeira dose de bebida alcoólica? Entre os adolescentes com idade de 15 anos, 31,7% tomaram a primeira dose com 13 anos ou menos. O consumo atual de bebida alcoólica entre os escolares, avaliado pelo consumo feito nos 30 dias que antecederam a pesquisa, foi de 26,1% no Brasil e não apresenta diferenças relevantes entre os sexos masculino (25,2%) e feminino (26,9%). Escolas privadas (23%) e públicas (26,7%).
Local de obtenção da bebida alcoólica – em festas (39,7%) – Meninas (44,4%) / Meninos (33,9%), com amigos (21,8%) – Meninas (23%) / Meninos (20,4%), comprando no mercado, loja, bar ou supermercado (15,6%) – Meninas (10,5%) / Meninos (21,9%) e em casa (10,4%) – Meninas (11,2%) / Meninos (8,8%).
Com relação ao consumo de álcool, 10,0% dos estudantes relataram ter tido problemas com suas famílias ou amigos, faltaram às aulas ou se envolveram em brigas, porque tinham bebido. A proporção de escolares que declararam problemas com o consumo de álcool variou de 11,5%, na região Centro-Oeste, a 8,4%, na região Nordeste. O percentual de escolares que declararam problemas com o consumo de álcool foi discretamente maior entre as meninas (10,4%) do que entre os meninos (9,5%).
Outras pesquisas sugerem que quanto mais precoce a experimentação do álcool, mais cedo se adquire o hábito de beber, já por volta dos 14 anos de idade. Aos 14 anos, 75% já tinham experimentado bebidas com álcool, 19% relataram que beberam, 3% haviam bebido 3 ou mais doses em uma ocasião e 2% relataram embriaguez. Aos 18 anos, 96% já tinham testado ou bebericado álcool enquanto cerca de 78% já relatavam o hábito de beber e cerca de 30% já relatavam dois ou mais problemas relacionados ao álcool.”
Moises Chencinski
