• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

Afundamento no asfalto tem solução?

09/03/2013
emDestaques, Trânsito / Viário
Reading Time: 3 mins read
0
Afundamento no asfalto tem solução?
14
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

A princípio a rua não apresenta nada de errado, mas de repente o asfalto afunda. Geralmente o problema acontece nos locais que passaram por operações tapa-buraco ou por algum tipo de obra realizada por concessionárias de tevê, telefone e água, ou pela própria Prefeitura.

IDA MOREIRA
No Tatuapé, não é difícil encontrar trechos nesta situação. A Rua Ida Moreira, por exemplo, uma pequena ligação entre as ruas Antonio de Barros e Aralu, tem vários trechos com afundamento. Quando se está a pé é fácil notar as marcas dos remendos no asfalto e, consequentemente, as suas imperfeições.

VejaTambém

Cohab inicia obras do conjunto habitacional no Jardim Anália Franco

Registro, emplacamento e CNH: novas regras para ciclomotores entram em vigor em 2026

Exemplo de mobilidade urbana no País. Cidade chega a mil ônibus elétricos

Prefeitura inaugura no Brás primeiro ecoponto exclusivo para receber restos de tecido

PUBLICIDADE

NELLO BINI
Quase que imperceptível, o afundamento no asfalto também está presente na Rua Nello Bini, na altura da Rua Nagib Izar, no Jardim Anália Franco. De carro dá para sentir a diferença ao passar pelo local, mas para quem está à pé, a imperfeição é notada dependendo do ângulo que se olha. Entretanto, as fendas dão a entender que alguma intervenção já foi realizada neste trecho.

HENRIQUE DUMONT
Ao contrário do endereço anterior, o afundamento na Rua Antonio João Fiore, bem na faixa de pedestres, antes de se chegar à Rua Henrique Dumont, é bem visível. No ano passado, esta Gazeta noticiou por mais de uma vez o buraco que se formou no local em volta da tampa de galeria. Ele foi tapado e, quase seis meses depois, o asfalto está começando a afundar. Dá até para notar as fendas se formando e uma marca grande de recorte em toda a extensão da faixa de pedestres.

SOLUÇÃO
A reportagem entrou em contato com o engenheiro Roberto Massaru Watanabe para saber se há como evitar o problema. Como resposta, Watanabe destacou que os locais apresentados na matéria mostram afundamentos do leito carroçável decorrentes da falta de compactação do material do reaterro.

“Isso acontece quando é feita alguma manutenção da rede enterrada, ou seja, de adução de água, esgoto, distribuição de gás; alimentação elétrica e de telefonia, por exemplo. É muito grande a quantidade de dutos, canos e cabos que ficam enterrados nas vias, e elas não são feitas apenas por canos e cabos. Precisam ter caixas de distribuição, equipamentos de controle, válvulas, transformadores e uma série de equipamentos que ficam dentro de caixas ou salas no subsolo. Então, tudo precisa sofrer uma manutenção periódica, pois as coisas sofrem desgaste com o tempo. Nessa hora, a única forma é abrir um buraco até chegar aos seus componentes”, explicou.

Watanabe continuou: “Então, para evitar que a via pública fique intransitável, a Prefeitura, que é quem concede todas as concessões, faz notar no Contrato de Concessão em que condições (dias, horários) e como (faixas, avisos pela imprensa, cavaletes, sinalizadores) os buracos podem ser abertos, por quanto tempo podem permanecer abertos e como devem ser reaterrados (fechados).”

Na avaliação do engenheiro, a solução para que o afundamento não ocorra está nas mãos da própria Prefeitura. “Com a fiscalização dos serviços realizados. Ela deve verificar se o serviço de compactação está sendo feito direito e ao final emitir um Certificado de Conclusão das Obras. Se os reaterros estão cedendo é por que alguma coisa falhou. Ou não usaram a argila especificada pela Prefeitura; ou não compactaram a argila com CBR mínimo de 12% – índice técnico conhecido como Índice de Suporte CBR adotado em todos os países do mundo e que é definido pela Universidade da California. A tradução literal do CBR é California Bearing Ratio”, concluiu Watanabe.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4110 Compartilhamentos
    Compartilhar 3110 Tweet 417
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    524 Compartilhamentos
    Compartilhar 210 Tweet 131
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1623 Compartilhamentos
    Compartilhar 1405 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    356 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    327 Compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    352 Compartilhamentos
    Compartilhar 158 Tweet 81
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    291 Compartilhamentos
    Compartilhar 116 Tweet 73
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    277 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 69
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.