• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home O Povo Quer Saber

O mundo pós-mídias sociais

01/09/2012
emO Povo Quer Saber
Reading Time: 2 mins read
0
O mundo pós-mídias sociais
FacebookWhatsappTwitter

Sr. redator:
“Ao longo das últimas décadas, o surgimento de novas mídias (jornal, rádio, TV e, mais recentemente, a Internet) tem causado constantes mudanças não apenas na maneira de se transmitir informações, mas principalmente na maneira como as pessoas se relacionam com o mundo.

Entretanto, nenhuma outra mídia provocou tamanha desestruturação nas formas convencionais de marketing ou interatividade quanto as redes sociais, o que nos impele à constante necessidade de que – ao contrário de outros meios de comunicação em massa – as empresas estejam atentas ao perfil (ou aos múltiplos perfis) de seus usuários.

VejaTambém

IPVA será devolvido a donos de 39 mil carros roubados em SP

Moradores apontam terrenos com água parada e risco de dengue

Assembleia Legislativa aprova a Lei Orçamentária para 2024

Mega da Virada: o sorteio mais esperado do ano no Brasil

PUBLICIDADE

Com relação às análises dos perfis dos usuários nas redes sociais, os resultados obtidos são inspiradores: nunca se viu tantas informações a respeito de comportamento, preferências, ideologias, atividades, profissão como agora. E o que é melhor: gratuitamente. Ainda assim, estas análises trazem tanto mistério quanto curiosidade para aqueles que precisam adaptar-se à comunicação da nova era, pois trouxeram uma nova dinâmica ao modelo passivo de vender e fazer marketing, o que impõe ao administrador moderno rever seus conceitos de análise de mercado, o que, em alguns casos, não é algo lá muito fácil.

Para entender um pouco da complexidade desta ‘mudança de paradigma’ trazida pelas redes sociais, basta dar uma olhada no resumo de suas características: as mídias sociais são universalistas, descentralizadoras e democráticas; cultivam e fomentam a diversidade; não distinguem a vida ‘real’ da ‘virtual’; geram confiança, reciprocidade e ajudam a manter, ou construir, reputação; são gratuitas; 1% de seus participantes produzem conteúdo próprio; 4% compartilham o conteúdo visto; 95% observam; 46% dos usuários do Facebook tem mais de 45 anos, e outros 22% estão entre 35 e 44 anos; tem usuários ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana; quadruplicou o número de usuários em 3 anos: de 197 milhões em 2009 para 955 milhões em junho de 2012. Deste número, mais de 200 milhões checam sua timeline diariamente através do celular ou tablets.

Uma dimensão mais clara do poder de fogo das mídias sociais, inclusive, pôde ser vista durante as primeiras Olimpíadas ‘totalmente sociais’: durante os 16 dias dos jogos olímpicos de Londres, foram enviadas mais de 150 milhões de mensagens no Twitter, com pico para a cerimônia de encerramento – 116 mil tuítes por segundo, segundo o site da revista Exame. Isso nos leva a crer que, hoje, não é suficiente receber a informação. É fundamental compartilhá-la, comentá-la e, sobretudo, posicionar-se em relação a ela.

Em uma análise mais poética, pode-se dizer que as mídias sociais revelaram um usuário apaixonado, ativo, que quer falar e ser ouvido e que, muitas vezes, não quer se limitar apenas às palavras, mas também a imagens – eis o grande sucesso do Instagram e Pinterest – vídeos e o que mais puder agregar aos seus posts.

Em suma, com as redes sociais foi dada a largada para um ‘admirável mundo novo’ no campo da análise de mercado, onde se mostra necessário obter um conhecimento mais profundo e comportamental a respeito de seus usuários. E já que estes usuários não querem se esconder, vale a pena aproveitar esta oportunidade para conhecer pessoas, e a partir daí, conhecer consumidores, eleitores, marcas e tendências.”

Acácia Lima

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4110 Compartilhamentos
    Compartilhar 3110 Tweet 417
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    524 Compartilhamentos
    Compartilhar 210 Tweet 131
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1623 Compartilhamentos
    Compartilhar 1405 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    356 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    327 Compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    352 Compartilhamentos
    Compartilhar 158 Tweet 81
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    291 Compartilhamentos
    Compartilhar 116 Tweet 73
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    277 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 69
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.